top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Thiego Souza

Info Pets: saiba os cuidados que devemos ter que ajudam a prolongar o tempo de vida dos pets

Animais quando chegam na fase idosa necessitam de carinho e atenção redobrados.


Todo tutor que ama seu pet cuida e faz de tudo para protegê-lo e prolongar o tempo de vida do animalzinho. Quando jovem o animal recebe toda atenção especial, e ao chegar na fase idosa esse cuidado, o carinho e o afeto precisam ser dobrados, pois assim como os seres humanos os cães e gatos também passam a ter uma dependência maior.


O médico-veterinário, Dr. Ubério Valverde, da clínica AnimalVet, em entrevista ao Info Serrinha sobre os cuidados que todos os donos de animais precisam ter quando os pets alcançam a fase idosa. "Os cães e gatos quando passam dos sete anos já são considerados idosos, então há toda uma terapêutica, um direcionamento e cuidados com esses pets, desde a alimentação, tendo que ser sênior, de alta qualidade indicada para a idade, o cuidado com os locais onde eles ficam pois tem alguns com problemas de coluna, articulação, então tem que ser um lugar adequado para ele não se machucar, cuidados também com a questão da higiene, então tem que estar sempre limpando, tosando, e os cuidados de prevenções com os médicos veterinários de vacinas, remédios de verme, controle de parasitas, e fazer um checkup anual, e com um pets idoso é recomendado que sejam duas vezes ao ano".


Outro cuidado que os donos de animais precisam ter é relacionado aos horários dos passeios com os pets em períodos muito quentes. "Os pets idosos precisamos ter cuidados também com relação às temperaturas da nossa região, que geralmente são climas quentes, então não é recomendado sair para passear em horários quentes, com o chão quente porque pode queimar uma patinha, o animal vai ficar mais cansado, pode ter um problema de alta temperatura, passar mal".



Dr. Ubério citou alguns problemas que podem surgir nos animais quando alcançam a idade idosa. "A gente começa a pegar muitos pacientes com problemas locomotores, pegamos pets com probleas hepáticos, cardíacos, isso também depende da raça".


O carinho e o cuidado são essenciais para que os animais possam ter uma melhor saúde quando se tornam idosos. "O cão, por ser mais dependente do ser humano, o afeto e carinho se tornam ainda mais importantes porque quando o animal chega na fase idosa é igual ao ser humano, vai ter suas dificuldades, então quanto mais próximo, mais carinho e cuidado que você tiver muito provavelmente um tempo maior de vida ele vai ter, e com saúde também. O gato é mais independente, mas as mesmas dicas para os cães também servem e devem ser usadas com os felinos".


E reforçou. "As famílias hoje tratam os animais como membros, são considerados filhos, então o cuidado é maior, a atenção é especial".



119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page