A Câmara Municipal de Serrinha oficializou, nesta terça-feira, 15, a criação da Procuradoria da Mulher, um marco importante na luta pelos direitos das mulheres e pela promoção da igualdade de gênero no município.
A nova estrutura terá como missão receber e encaminhar denúncias de violência contra a mulher, propor políticas públicas, acompanhar programas municipais e dar voz às causas femininas no âmbito do Legislativo serrinhense.
A Procuradoria também será responsável por promover pesquisas, realizar palestras e implementar campanhas educativas sobre violência e discriminação de gênero.
“Estamos trabalhando para que, na volta do recesso, já tenhamos o espaço funcionando. O objetivo é receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência contra a mulher, além de buscar a promoção da igualdade de gênero e implementar campanhas educativas no município”, destacou o presidente da Câmara, vereador Júnior Bigode, ao Info Serrinha.
Foto: Reprodução/Instagram
A Procuradoria será composta por Mariana Cunha, nomeada como Procuradora Especial da Mulher, e pelas vereadoras Deca Bela Vista e Cleide do Murici, que assumem como Procuradoras Adjuntas.
A vereadora Mariana Cunha, que irá assumir como Procuradora Especial, agradeceu pela confiança para a função. "Assumir o cargo de Procuradora da Mulher na Câmara Municipal é, acima de tudo, um compromisso com a luta por justiça, igualdade e dignidade para todas as mulheres da nossa cidade. A Procuradoria da Mulher, criada neste biênio sob a presidência do vereador Alexandre Júnior, representa um avanço histórico para o nosso Legislativo, e tenho a honra de ser a primeira a ocupar essa função".
A vereadora comentou sobre as principais atribuições da Procuradoria. "Este será um espaço permanente de acolhimento, escuta ativa e defesa dos direitos das mulheres, com ações concretas no combate à violência, na promoção de políticas públicas e no incentivo à participação feminina na política e em todos os espaços de decisão".