Secretaria de Saúde de Serrinha firmou importante parceria para enfrentamento às arbovíroses.
Com o verão chegando, aumentam as preocupações em relação às tempestades e aumento no número de casos de arbovíroses como dengue, zika e chicungunha. Ciente dos iminentes riscos, a Secretária de Saúde de Serrinha firmou parceria com a ONGMais, que irá implantar no município um plano de ação para aprimorar os monitoramentos e as estratégias para enfrentamento ao mosquito transmissor.
O projeto Mosquito Zero irá utilizar tecnologia avançada para realizar o monitoramento dos possíveis pontos de foco, principalmente em locai abandonados, mas que são privados. "Por ser muitas vezes de propriedade privada, a gente não pode entrar de qualquer forma, ai entra o papel da Procuradoria para a gente poder encontrar uma forma de entrar neste estabelecimento. Uma das vantagens do programa Dengue Zero são os drones porque vamos fazer uso deles para mapear terrenos", disse o secretário de Saúde Alexandre Tahim, ao Info Serrinha e Região, e ao programa Bom Dia Cidade, na rádio Continental AM.
Segundo Tahim, os profissionais passaram por uma capacitação no intuito de conhecerem o programa, e colocar em prática as atividades. "Fizemos uma capacitação em parceria com o Ministério da Saúde sobre Dengue Zero. A ONGMais escolheu Serrinha para fazer um projeto piloto onde participaram agentes de saúde, agentes de endemias, Atenção Básica, porque sabemos que quando a chuva vier o risco de termos um aumento nos casos de dengue é grande".
O representante da StartUP Mosquito Zero, Alex Correia, destacou o projeto e comentou algumas das tecnologias que serão adotadas. "É um marco em Serrinha, a gente traz tecnologia de alto nível, como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, através de óculos tridimensionais, onde podemos fazer experiências imersivas do ciclo evolutivo do mosquito.”
Comments