top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Info Serrinha e Região

Fortes chuvas, rachaduras no solo e desabamentos causam estado de calamidade em Gramado

Famílias tiveram que deixar seus lares devido aos riscos apresentados com as fortes chuvas que castigam a serra gaúcha.


A cidade de Gramado (RS), que é uma das mais visitadas por turistas durante todo ano no Brasil, está passado um forte período de chuvas, com deslizamentos de terras, desabamentos, inundações e rachaduras no solo. Devido a situação climática adversa, a Prefeitura Municipal decidiu decretar estado de calamidade.


Na última quinta-feira, 23, um prédio residencial de cinco andares desabou, porém não havia ninguém no local. A estrutura ficava em um vale com picos de até 850 metros.



Diversas ruas estão apresentando rachaduras, e famílias tiveram que deixar seus lares devido aos riscos apresentados com as fortes chuvas que castigam a serra gaúcha.


"Agua nunca vista, principalmente no bairro Três Pinheiros. A água foi o fenômeno que ocasionou todos esses deslizamentos. Muita quantidade de chuva durante o ano acumulada no solo. Chegou um momento em que ela disse 'vou ter que sair, estão me prendendo aqui o ano inteiro' e começou a sair. Junto com ela está vindo o desabamento, as rachaduras", afirmou o prefeito Nestor Tissot, que confirmou também que cerca de 120 famílias precisaram deixar as residências.


Devido as diversas rachaduras que surgiram no solo de várias ruas, o Ministério Público do Rio Grande do Sul vai solicitar uma audiência para tratar sobre o tema, e buscar ampliar o mapeamento da área de risco do município.



119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page