top of page
Design sem nome.gif
  • Thiego Souza

Dr. Pedro Nonato recebe Comenda Bernardo da Silva e celebra homenagem: "reconhecimento do meu trabalho"

Em entrevista exclusiva ao Info Serrinha e Região, Dr. Pedro contou sua trajetória e agradeceu por receber a honraria.



Na noite da última quarta-feira, 20, a Câmara de Vereadores de Serrinha se tornou palco de homenagens a algumas personalidades que residem no município. Entre os homenageados estava Dr. Pedro Augusto Nonato Costa, que recebeu dos vereadores a Comenda Bernardo da Silva, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal, e é ofertada a profissionais que prestaram serviços relevantes em suas áreas de atuação em benefício da população baiana.


Filho de Cachoeira, Dr. Pedro Nonato trabalha e mora em Serrinha há 54 anos, sendo um dos fundadores do antigo SEMES (atual Hosca) e o idealizador da Clínica BabyMel (atual Nonato Clínica Médica). Na cidade, é um dos profissionais da Medicina mais renomados, tendo trabalhado também em duas oportunidades como secretário Municipal de Saúde.


Em bate-papo exclusivo com o Info Serrinha e Região, agradeceu pela homenagem recebida. "É o reconhecimento do meu trabalho por todos esses muitos anos aqui. Em vários locais que trabalhei, vários empreendimentos que a gente fundou, fez com que ocorresse esse reconhecimento. Graças a Deus não tenho inimigos, fui chefe de vários órgãos, mas com nenhuma inimizade, e isso tudo, minha trajetória médica, como administrador, entrei e sai sempre deixando boas relações".


Nascido em Cachoeira, Dr. Pedro chegou em Serrinha no final de 1970. "Era para ser um trabalho na Santa Casa de três meses, depois que tivesse tudo instalado, que colocasse pra funcionar eu poderia sair, e lá se vão quase 54 anos".



Ainda na juventude, estudou nos Colégios Severino Vieira e Central, ambos em Salvador. Fez Medicina na UFBA, sendo aprovado no 8º lugar entre mais de 2.000 candidatos a época, porém a paixão pela profissão surgiu após acompanhar um trabalho realizado por alguns profissionais. "Minha paixão por Medicina veio após eu ver o carinho e cuidados que os médicos cuidavam de uma amiga minha que se machucou, bateu a cabeça, e aquela dedicação deles fez com que eu também quisesse cuidar de gente".


A aprovação no curso de Medicina realizou esse sonho, que veio acompanhado de outros desejos. "Sempre quis ser médico de comunidade, que era aquele que participava do Hospital, das pessoas, como médico da família, a gente tinha a mania de se chamar de Tudologista porque a gente fazia de tudo um pouco à época, e tínhamos que passar por várias especialidades, então a gente saia com a Graduação onde tudo tinha que entender um pouco".


Em Serrinha, Dr. Pedro, juntamente com os médicos Dr. Rubem Nogueira e Dr. Hamilton Safira inauguraram o Semes, que inicialmente ficava na praça Morena Bela, em seguida mudou para o local atual, na esquina da Joaquim Hortélio com a Avenida Graciliano de Freitas. Depois entrou Dr. Zevaldo, que começou como sócio, depois virou prefeito e comprou a parte de todos. A partir desse momento, Dr. Pedro fundou, ao lado da esposa, a psicóloga Dr. Adelaide, a clínica BabyMel.


Trabalhou também em Feira de Santana e em Araci, onde foi homenageado levando o nome do Centro Cirúrgico.


Comments


Design sem nome.gif
bottom of page