Dois projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino em Serrinha, mais precisamente do Cetep Serrinha, foram premiados na Feria Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (FICTIMC), realizada no Master College, em Valledupar, Colômbia, encerrada na última quinta-feira, 25. A participação garantiu aos jovens credenciais para eventos científicos internacionais em 2026, colocando o município em evidência no cenário acadêmico mundial.
O projeto “Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas”, dos estudantes Guilherme Chagas Paiva e Thiago Santos Ferreira, orientado pelo professor Thales do Nascimento, foi o vencedor na categoria Engenharia. A conquista rendeu convite para a La Fiera de Investigación, em Dubai.
Já o trabalho “Promovendo a educação sustentável no CETEP Sisal: semeando sustentabilidade”, elaborado por Ana Clara Souza, Cleziane Vieira e Rafaela Carneiro, sob a orientação da professora Istefany Lima, ficou em primeiro lugar na categoria Meio Ambiente. Como premiação, o grupo participará da Feria de Investigación, na Argentina, no próximo ano.
Ao todo, cinco projetos da rede estadual conquistaram os primeiros lugares em suas categorias durante a FICTIMC. Além de Serrinha, estudantes de Santa Bárbara e Catu também foram premiados, com trabalhos nas áreas de Ciências da Natureza, Saúde e Gestão e Negócios.
Em Santa Bárbara, o Colégio Estadual Professor Carlos Valadares conquistou duas premiações:
- Pet Cat: petiscos nutritivos para gatos, de Cauane Beatriz dos Santos e Maiane Lima Carvalho, na categoria Ciências da Natureza;
- “Desenvolvimento de bebidas fermentadas naturalmente do tipo kombucha”, das mesmas estudantes, na categoria Saúde.
Os dois projetos foram credenciados para a Exposemilleros Luque Capiata, na Espanha, em 2026.
Em Catu, o CEEP Pedro Ribeiro Pessoa foi destaque com o projeto “Educação Profissional Integrada na Rede Pública Estadual da Bahia”, de Cauan Eduardo e Letícia Santana, orientados por Deivison Trindade, campeão na categoria Gestão e Negócios. A conquista levou à classificação para a Feria de Investigación en el Ecuador, em 2026.