O coletivo de escritores Insurgências Literárias foi um dos vencedores do 1º Prêmio Municipal de Fotografia e Poesia de Serrinha com o poema “No Riso à Luta”.
A obra dá voz às lutas e esperanças do dia a dia, trazendo à tona, com sensibilidade e força, temas como ancestralidade, identidade, desigualdade e resistência cultural. Em cada verso, ecoa o sentimento de um lugar que é, ao mesmo tempo, chão de luta, espaço de sobrevivência e território de afeto e celebração da vida.
O coletivo de escritores Insurgências Literárias nasceu em 7 de julho de 2023, fruto de um encontro de palavras e sonhos durante o evento Sextas Culturais, Artes Presentes no Campus XI: Sarau Poético, na UNEB – Campus XI, em Serrinha.
Desde então, o coletivo vem ampliando os espaços de expressão e de partilha, promovendo saraus, oficinas, mediações de leitura e publicações autorais.
Eventos como Trilhas Literárias: Versos e Prosas; II Sarau Poético: Vozes Insurgentes e Partilhando Poesia são algumas das iniciativas que vêm fortalecendo a cena literária local e aproximando a literatura das comunidades.