top of page
Design sem nome.gif
  • Thiego Souza

Você conhece a espécie de tamanduá encontrada em Serrinha no início da semana?

Animal foi levado para a Secretaria do Meio Ambiente foi recebeu atendimento veterinário.


No início da semana uma espécie de tamanduá foi encontrada em Serrinha. O animal foi encontrado na região do povoado da Bela Vista. Como estava machucado foi levado para a Secretaria de Meio Ambiente para receber atendimento veterinário.


"É uma espécie chamada Tamanduá-Mirim. Ele é encontrado na nossa região. Antes era comum a gente encontrar com mais frequência, mas hoje devido ao desmatamento e aos impactos ambientais não é mais tão visto, mas ali pela região da Boa Vista, Barra do Vento ainda se vê alguns por lá", disse o secretário do meio ambiente Diego Tomaz, ao Info Serrinha.


Segundo informações o animal estava em um galpão após tentar escapar de uns cachorros, que teriam causado os machucados.


Sobre o Tamanduá-Mirim - é uma espécie nativa da mata atlântica brasileira. Mamífero, tem as patas com unhas compridas que ajudam na escalada. Não tem nenhum dente na boca, mas possui um focinho comprido com um linguarão enorme que o ajuda a comer formigas, seu alimento favorito.


O tamanduá-mirim é uma das quatro espécies de tamanduá no mundo. Os seus principais predadores na floresta são felinos como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Atualmente são conhecidas e aceitas 4 subespécies de Tamanduá-mirim: Tamandua tetradactyla tetradactyla, T. tetradactyla nigra, T. tetradactyla quichua e T. tetradactyla straminea.


Assim como o tamanduá-bandeira, a espécie é protegida por lei e está ameaçada por animais introduzidos no seu ambiente natural, como por exemplo cachorros, ou também por incêndios florestais provocados por seres humanos. Como existem registros de tamanduás-mirins em todos os estados do território brasileiro, considera-se que a espécie não está correndo risco de extinção. Somente no estado do Rio Grande do Sul o estado de conservação da espécie é considerado vulnerável.

Kommentare


Design sem nome.gif
bottom of page