O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) atinge diversas pessoas, mas pode ser tratado.
Muitas pessoas não sabem, mas o Transtono do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem sido um dos principais diagnósticos após consultas feitas por psiquiatras. A situação, que atinge diversas pessoas, quando detectada, precisa de acompanhamento para que o cidadão possa ter uma melhor qualidade de vida.
Geralmente pessoas com TDAH apresentam sintomas como agitação, dificuldade em organizar tarefas ou atividades, dificuldade em manter a atenção, dificuldades de planejar e organizar, entre outros.
O médico Dr. Maike Araújo, que atende nas clínicas Nonato, Acolher e Citto, em Serrinha, concedeu entrevista ao Info Serrinha e Região onde falou sobre o TDAH e a importância do tratamento.
"O TDAH é um transtorno que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Por isso o tratamento adequado é importante. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietação e impulsividade. Pode ser dividido em TDAH predominantemente desatento, predominantemente hiperativo, mas também há indivíduos que apresentam características marcantes de ambos".
Dr. Maike explicou como o TDAH se manifesta. "Os sintomas dependem muito da faixa etária que nós estamos avaliando. Nas crianças são geralmente mais inquietos, não ficam muito tempo sentados, são crianças que não gostam de esperar, podem ter prejuízos no aprendizado pela desatenção e falta de concentração, podem ser agressivos, pois agem muito por impulso etc. No adulto geralmente são pesssoas desorganizadas e com dificuldade de auto-controle, procrastinam. Além disso, podem ter instabilidade profissional, esquecem compromissos e tarefas, geralmente cometem erros por desatenção e estão sempre ativos e em movimento. A impulsividade no adulto inclusive pode prejudicar muito as relações sociais dele".
De acordo com Dr. Maike, o tratamento é extremamente importante. "O primeiro passo é sempre buscar ajuda de um profissional e vai aqui minha orientação com relação a saúde mental na infância. Quando o TDAH é tratado desde a infância esse paciente cresce com menos prejuízo, portanto com maior qualidade de vida. Mais organizado nas suas tarefas, menos inquieto/agitado etc".
O médico explicou como é realizado o tratamento. "O tratamento é baseado em uso de medicação desde a infância devido ao grande prejuízo principalmente acadêmico que o TDAH pode acaretar. Além disso, psicoterapia, atividade física e grupos de apoio são muito importantes nesse processo. Com o tratamento correto o paciente vive de forma mais tranquila e com mais qualidade. Percebendo algum sintoma do TDAH, nós podemos te ajudar".
Pessoas detectadas com TDAH também precisam modificar o estilo de vida e tomar alguns cuidados especiais para melhorar sua qualidade de vida:
- Ter uma rotina: ter uma rotina ajuda o indivíduo a se organizar e a se concentrar;
- Organizar o ambiente: um ambiente organizado pode ajudar o indivíduo a se manter focado;
- Tirar pausas: tirar pausas regulares pode ajudar o indivíduo a evitar a fadiga e a manter a concentração;
- Evitar distrações: evitar distrações pode ajudar o indivíduo a se concentrar nas tarefas;
- Praticar atividades relaxantes: praticar atividades relaxantes pode ajudar o indivíduo a lidar com o estresse e a melhorar a concentração.
Comentários