top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Info Serrinha e Região

Serrinha irá receber projeto voltado para diagnóstico e prevenção do câncer de pulmão

O programa busca oferecer informações sobre o câncer de pulmão, o seu diagnóstico precoce e diversas opções de tratamento.



O município de Serrinha, em parceria com o Senai CIMATEC, irá receber o projeto ProPulmão, que tem como objetivo melhorar o acesso ao diagnóstico e prevenção do câncer de pulmão. Uma unidade móvel estará na cidade para os atendimentos.


A carreta conta com equipamentos para a realização de tomografias para a identificação do tumor de pulmão para voluntários fumantes ou ex-fumantes com idades acima dos 50 anos.


"A ideia da carreta depois do Covid é fazer como ocorre no rastreamento do câncer de mama, de tempos em tempos. Uma carreta para e faz esse rastreamento do cancer do pulmão. A carreta deve ficar em Serrinha cerca de dois a três meses, e deve atender outras cidades", disse o secretário de Saúde de Serrinha, Alexandre Tahim, ao Info Serrinha.


Um dos objetivos do Projeto ProPulmão é, com o diagnóstico precoce, ajudar a diminuir os riscos para os fumantes ex-fumantes, reduzindo o número de óbitos.


A carreta ainda não tem uma data definida para chegar em Serrinha, porém o município já está realizando as triagens nos PSF´s.


O programa Propulmão é voltado para a educação de profissionais da saúde e pacientes, buscando oferecer informações sobre o câncer de pulmão, o seu diagnóstico precoce e diversas opções de tratamento.

Comments


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page