Pedido para adiamento de eventos com animais se deu por conta das altas temperaturas.
Na noite da última terça-feira, 5, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Serrinha emitiu comunicado oficial recomendando que eventos que exponham animais ao forte calor como cavalgadas sejam adiados, sendo essa uma maneira de ajudar a cuidar da saúde e do bem-estar do animal.
Nesta quarta-feira, 6, o secretário municipal responsável pela pasta Diego Tomaz confirmou, em entrevista ao programa Continental News, a recomendação para a não realização de cavalgadas. "Estamos recomendando que as cavalgadas sejam adiadas porque os animais vêm sofrendo, e precisamos pensar no bem-estar do animal. Geralmente quem tem cavalo zela por ele, mas estamos passando por condições desfavoráveis como estiagem e seca".
Segundo o secretário, a perda de vegetação em Serrinha ajuda para a seca. "A gente está tendo altas temperaturas não só em Serrinha, mas estamos sofrendo com questões climáticas em todo Brasil. Quando se trata de macro-clima estamos falando do fenômeno El Nino. Aqui em Serrinha temos muita supressão de vegetação porque hoje muita gente faz loteamentos e isso acaba suprimindo a vegetação."
O secretário afirmou ainda que há Leis que garantem a proteção animal. "Estamos preocupados com bem-estar animal. Tem uma Lei Federal sobre a questão de bem-estar, tem a Lei Municipal 1355/2023 também vigente sobre o bem-estar animal, e a gente pede que os organizadores adiem. Precisamos que Serrinha volte chover, fique um clima mais ameno".
Diego Tomaz pediu que os organizadores respeitem a recomendação. "Não é um Decreto, não está proibido, mas a gente vem aqui recomendar que o pessoal tenha o bom senso e respeite a questão dos animais".
Comments