Objetivo do ponto é conscientizar a população quanto a importância da coleta seletiva.
Foi entregue na manhã desta sexta-feira 4, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Serrinha o primeiro ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis. O local ficará à disposição da população, que poderá descartar os itens que serão enviados para a reciclagem.
No ponto de coleta o cidadão irá encontrar cinco diferentes recipientes separados por cores onde cada material separado deverá ser depositado:
Amarelo = Metal
Verde = Vidro
Azul = Papel
Vermelho = Plástico
Laranja = Pilhas ou baterias.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Tomaz, falou sobre a "semente plantada", e acredita na expansão do projeto. "A gente tem esse ponto de entrega voluntária aqui na Secretaria. É algo mais simbólico ser aqui para dar esse start, mas nossa projeção é atingir os prédios públicos, outras secretarias", disse ao Info Serrinha.
Segundo o secretário o objetivo também é que o projeto chegue nas escolas municipais e também que haja um trabalho de conscientização e importância que alcance grande parte da população de Serrinha.
"Queremos também expandir para as escolas municipais junto com a secretaria de educação para que a gente possa de certa forma fazer com que a população não só entenda a importância que é de fazer a separação em sua casa, trazer esse material limpo e seco pra gerar recursos e diminuir os impactos ambientais, para a partir daí fazer com que nossas crianças enxerguem de outra forma o que é lixo porque hoje a gente enxerga como algo que tem que jogar fora e sair de nossa casa, mas a gente tem que trazer que o lixo tem seu valor e muitas pessoas sobrevivem disso, e a gente precisa fazer essa reciclagem".
Uma empresa parceria da Secretaria está apta a recolher o material caso o cidadão não consiga levar até a Secretaria, além de garantir benefícios ao cidadão. "Hoje quem não tem a possibilidade de trazer para a secretaria a gente tem nossa parceira que é a Salva. Você baixa o aplicativo da Salva e sinaliza que tem material reciclável para coletar. Eles agendam através do WhatsApp e coleta na residência. Esses materiais viram pontos que podem ser trocados por produtos de supermercados, cursos ou outros brindes interessantes".
O ponto de coleta de materais recicláveis já está à disposição da população. Os recipientes foram doados pelo IBDG, parceiro do projeto.
Todo material reciclado terá os recursos doados para a ONG Bello Amore, localizada no bairro da Rodagem, e também para a causa animal.
Comments