Pasta enfrenta desafios contra criação de animais em áreas públicas.
Logo após a divulgação da matéria na qual um leitor mandou fotos de alguns animais deitados em um espaço no bairro da Urbis, em Serrinha, a secretaria de Meio Ambiente entrou em contato com o Info Serrinha para apresentar o trabalho que vem sendo realizado no intuito de minimizar essas situações, que tem sido um grande desafio devido à extensão do território, e pelo fato de muitos criadores soltarem os animais em vias públicas para se alimentarem.
Segundo o secretário Diego Tomaz a pasta conta com profissionais que atuam na retirada dos animais das vias públicas. "Temos dois vaqueiros que trabalham todos os dias, inclusive ficam de prontidão nos finais de semana para justamente retirar esses animais dos logradouros públicos. A criação de animais em áreas públicas é proibida, só que como Serrinha é muito grande a gente não tem como estar presente em todos os lugares".
O secretário explicou o que é feito quando um animal é capturado. "A gente vê onde os animais estão, fazemos a captura e levamos para a Secretaria onde tem uma área reservada para animais de grande porte. A partir daí o animal pode ser liberado após pagamento de multa, e caso tenha reincidência a gente pode até ficar com o animal, sendo realizada uma adoção responsável".
Diego Tomaz lamentou o fato de muitas pessoas que criam animais de grande porte não possuírem um local adequado para mantê-los e alimentá-los. "Infelizmente muitas pessoas tem essa mania de querer criar animal sem ter terra ou espaço adequado para realizar este tipo de manejo".
Na última sexta-feira, 30, uma equipe do Meio Ambiente foi até a Urbis para capturados os animais, porém os mesmos já haviam sido retirados pelo suposto dono, mas neste sábado, 01, já estavam de volta ao local conforme nova foto enviada.
Comments