Lei foi sancionada e publicada na última quarta-feira, 29.
Na última quarta-feira, 29, o prefeito de Serrinha, Adriano Lima, sancionou a Lei Nº 1345/23 que altera a Lei Municipal Nº 903/2011, no qual modifica a denominação de Educador de Creche e Educador Auxiliar de Creche para Professor de Educação Infantil e Professor Auxiliar de Educação Infantil.
De acordo com a presidente do SISMUS, Perla Lima, a luta para obter essa alteração já durava 12 anos, e a Lei Sancionada cumpre o que já era orientado pelo Ministério da Educação. "A luta pelo reconhecimento como professores pelos Educadores e Educadores auxiliares junto com o Sismus, vem desde 2011. Salientado que o MEC diante das Leis educacionais como a LDB já havia orientado por meio de resoluções aos municípios não estarem atribuindo nomes como: Educadores, monitores, crecheiros ou semilares para profissionais que atuam na creche, os mesmos deveriam a partir de 2011 adentrar na carreira do magistério e estarem sob a nomenclatura de professores como todos da Educação básica", disse ao Info Serrinha.
De acordo com Perla, a alteração vem como forma de valorizar o profissional. "Mais do que uma conquista essa a alteração do nome significa valorização e respeito pelos profissionais que desenvolvem ensino e aprendizagem às crianças no nosso município. Entendemos toda a teoria e o romantismo que envolve o termo Educador mas o mesmo acabava prejudicando os profissionais".
A presidente apresentou algumas vantagens que os profissionais passam a ter ao terem seus cargos com a nomenclatura alteradas. "Com a mudança da nomenclatura a classe não terá nenhuma vantagem financeira imediata, porém, passarão a ser reconhecidos como Professores o que os possibilita ter acesso a aposentadoria especial de 25 anos além do reconhecimento social pois uma simples vacina, quando os profissionais do magistério são prioridade, nos eram negadas pelo simples fato de constar no contracheque o termo Educador".
Comments