top of page
BANNER LEADERBOARD SÃO JOÃO SERRINHA 2024 - 728X90pxl.gif
  • Info Serrinha e Região

Prefeitura de Serrinha voltará a administrar o Hospital Municipal; Confira nota oficial

Secretaria de Saúde já está atuando na unidade hospitalar.


Depois de mais de um ano de reclamações de quem precisou utilizar o serviço, fornecedores e profissionais, a direção do Hospital Municipal de Serrinha vai retornar para o município. O aditivo de renovação com a empresa que estava como responsável pela gerência não ocorreu, com isso a unidade hospitalar voltará a ser administrada pela Secretaria Municipal de Saúde.


Nesta sexta-feira, 17, a Prefeitura Municipal de Serrinha emitiu nota oficial explicando os motivos que a levou a não renovar o aditivo com a empresa, e afirmou que a Secretria de Saúde já iniciou os trabalhos na unidade. "A transição de gestão já começou, mas ainda não há uma data para o rompimento total desse processo e a Prefeitura de Serrinha assumir completamente o HMS. A equipe da Secretaria de Saúde já iniciou os trabalhos no Hospital Municipal. Reconhecemos e honraremos, como sempre fizemos, todos os compromissos financeiros com a IPAS, com eventuais fornecedores pendentes e todas as questões trabalhistas em aberto".


Confira a nota na íntegra:


"A Prefeitura de Serrinha, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece publicamente o funcionamento da gestão do Hospital Municipal, abordando o contrato, a mão-de-obra, fornecedores e prestadores de serviços da unidade.


As parcerias público-privadas visam contribuir para uma prestação de serviços mais igualitária e de qualidade. Essa é uma estratégia adotada para a recuperação da capacidade de investimento público no Hospital Municipal de Serrinha (HMS) desde o início da administração pela empresa IPAS (Irmandade de Promoção à Assistência e Saúde).


As dificuldades enfrentadas pelos municípios em todo o país, especialmente na área da saúde, têm graves consequências nas contas públicas e nos serviços oferecidos aos cidadãos. Isso também afeta Serrinha, que sofre com a redução de repasses e recebimento de recursos destinados à manutenção dos serviços públicos.


Diante disso, a Prefeitura de Serrinha precisou tornar sem efeito o aditivo de contrato da empresa IPAS, que administrava o HMS, devido ao momento de alta insegurança financeira e orçamentária.


Entre outubro de 2022 e outubro de 2023, o município tinha uma previsão de receita média de R$16 milhões e recebeu apenas R$2,5 milhões.


Esse fato, por si só, causa prejuízo ao nosso planejamento e à manutenção da estrutura de saúde, que foi criada pelo nosso governo e se tornou referência em toda a região.


Diante dessa necessidade, a Prefeitura de Serrinha decidiu revisar o contrato, pois não há segurança financeira para a assinatura do aditivo.


A transição de gestão já começou, mas ainda não há uma data para o rompimento total desse processo e a Prefeitura de Serrinha assumir completamente o HMS.


A equipe da Secretaria de Saúde já iniciou os trabalhos no Hospital Municipal.


Reconhecemos e honraremos, como sempre fizemos, todos os compromissos financeiros com a IPAS, com eventuais fornecedores pendentes e todas as questões trabalhistas em aberto.


Em relação ao Hospital Municipal, a Prefeitura reconhece a necessidade de melhorias na oferta de serviços, por isso mantivemos o diálogo e as cobranças constantes com a IPAS, apesar das dificuldades financeiras, resultando em diversos investimentos que melhoram a oferta de serviços. Isso inclui o aumento do almoxarifado da unidade para garantir amplo abastecimento, especialmente de medicamentos e materiais hospitalares; informatização dos setores com a implantação do prontuário eletrônico; digitalização dos resultados dos exames de raio-x para um melhor diagnóstico; implantação da classificação de risco, com chamada do paciente, entre outros.


Reafirmamos nosso compromisso em continuar oferecendo gestão pública e saúde de qualidade para nossa população. Estamos abertos ao diálogo e às demandas da população para promover melhorias constantes."



コメント


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page