Festejos da Padroeira reúnem tradição e fé na cidade de Santa Bárbara
Foto: Reprodução/Instagram Edifrancio Oliveira
A cidade de Santa Bárbara viveu dias de fé, tradição e celebração durante os festejos em homenagem à sua padroeira, Santa Bárbara. O evento, que integra o calendário cultural e religioso do município, completou 171 anos de história neste 4 de dezembro.
Em entrevista ao Info Serrinha, o prefeito de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira, destacou o valor cultural e histórico das celebrações. “É um momento tão importante de Santa Bárbara, é uma tradição de 171 anos, e dos 417 municípios da Bahia, a única cidade que tem Santa Bárbara como Padroeira é a nossa, então fico muito feliz em receber vocês, o povo da Bahia, muita gente presente aqui hoje, e fico feliz em estar conduzindo essa festa tão importante.”
Sob a liderança do prefeito, que assumiu a gestão em 2021, os festejos ganharam um novo impulso, resgatando tradições que estavam sendo deixadas de lado. “Nós resgatamos esse evento. Quando assumi em 2021, resgatamos a Lavagem da Igreja, resgatamos o caruru de Santa Bárbara, tem o tradicional leilão, então ficamos felizes em poder estar dando apoio a essa festa da Padroeira do nosso município,” ressaltou o gestor.
Santa Bárbara é reconhecida como a protetora contra tempestades e padroeira dos bombeiros.