O reconhecimento obtido reforça a importância de iniciativas como a Operação Ronda Maria da Penha no combate à violência de gênero.
A cabo da Polícia Militar Aline de Jesus, integrante do 16º Batalhão de Polícia Militar, defendeu na manhã desta sexta-feira (7) sua tese de doutorado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisa, intitulada “Ronda Maria da Penha: a constituição do ethos semiotizado em discursos sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher”, foi apresentada em formato de videoconferência e teve como foco a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) da PMBA.
O percurso acadêmico de Aline começou em 2005, quando iniciou sua graduação em Língua Portuguesa e Literaturas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Após concluir a especialização em Linguística e o mestrado em Estudo de Linguagens na mesma instituição, Aline ingressou no doutorado da UFBA em 2018. "Hoje, alcançar o título de Doutora em Língua e Cultura representa a realização de mais um passo significativo na minha trajetória", afirmou Aline.
A pesquisa de Aline destacou-se por sua relevância social e inovação, abordando a complexidade da violência doméstica e familiar contra a mulher e oferecendo contribuições significativas para o desenvolvimento de estudos nessa área. O reconhecimento obtido reforça a importância de iniciativas como a Operação Ronda Maria da Penha no combate à violência de gênero.
Com um curso de doutorado que se estendeu por cinco anos, Aline conseguiu desenvolver uma pesquisa robusta, contribuindo para o entendimento e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de consolidar sua carreira acadêmica.