Elemento que representa a semana da Pátria foi aceso no início da noite desta quinta-feira.
Depois de mais de 150 km percorridos durante quatro dias e ter contemplado mais de 40 comunidades em Serrinha, o Fogo Simbólico da Pátria, tradição existente há 53 anos, chegou no início da noite desta quinta-feira, 01 à Praça Luís Nogueira, onde foi acesa a Pira da Pátria que está localizada na frente do Coreto.
Em 2022 o trajeto do Fogo Simbólico contou com a novidade onde diversas comunidades rurais receberam a passagem do elemento. Antes a centelha percorria apenas bairros da zona urbana, mas agora os povoados em Serrinha foram contemplados.
"A gente faz um balanço positivo porque percorremos quase que 60 povoados, a gente expandiu para as comunidades, não tinha esse sentimento. O Fogo Simbólico, nessa passagem, pude perceber a alegria até das pessoas idosas quando a gente colocava para acender a tocha. Foi importante porque a gente sentiu nas comunidades a presença do povo. Foi uma festa muito bonita", disse o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Adriano da Chapada, em entrevista ao Info Serrinha e ao repórter Reny Maia, da Rádio Continental.
Para 2023 a ideia é contemplar comunidades que não receberam a tocha. "Para o ano vamos fazer um trajeto contemplando essas novas comunidades, melhorando o roteiro".
A Pira da Pátria ficará acesa e exposta a todos até o dia 07 de setembro.
Komentarze