Equilíbrio na competição obriga equipes da frente a não vacilarem.
O Campeonato Brasileiro Série B 2023 tem sido, até o momento, um dos mais equilibrados dos últimos anos. Com 21 rodadas realizadas, nenhuma equipe está disparada, e dez clubes brigam diretamente pelo acesso.
O equilíbrio é tão grande que a diferença do líder Vitória para o oitavo colocado, Mirassol, é de apenas seis pontos. Diante disso, a famosa "linha de corte" para garantir o acesso pode ser alta, com pontuações chegando aos 70.
Segundo o site de estatísticas Chance de Gol, uma equipe para garantir acesso em 100% terá que fazer 85 pontos, porém com 69 pontos as chances são de 97% e com 70 pontos esse percentual pula para 99%.
Para se ter uma ideia, em 2022 o Vasco, que terminou na quarta colocação, subiu com 62 pontos, mesma pontuação do Bahia, que ficou em terceiro. O Cruzeiro foi campeão com 78 pontos, mas garantiu acesso na 31ª rodada quando alcançou 68 pontos. Em 2021 o Avaí subiu com 64 pontos, e o Botafogo foi campeão com 70 pontos.
Curiosamente a última vez que a linha de corte para acesso esteve alta foi em 2012. Naquele ano o Vitória conquistou a quarta vaga após fazer 71 pontos, mesma pontuação do Athlético-PR.
Ainda de acordo o site, uma equipe para ser campeã, pela atual linha de corte terá que fazer acima dos 80 pontos. O último clube a alcançar essa marca foi o Corinthians, campeão da Série B de 2008 com 85 pontos.
コメント