Municípios de regiões como Nordeste, RMS e Extremo Oeste podem ter ventos com velocidade acima da média.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval com potencial de perigo para mais de 200 municípios baianos. O aviso, que começou na quarta-feira (11) e se estende até esta quinta-feira (12), prevê ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Para comparação, ventos considerados fracos têm velocidades abaixo de 15 km/h, de acordo com a escala de Beaufort.
Apesar da força dos ventos, o risco de incidentes graves, como quedas de árvores, é baixo. No entanto, a população das áreas afetadas deve se manter atenta, especialmente em zonas com grande concentração de árvores e estruturas mais frágeis. Na Bahia, as regiões que mais sentirão os efeitos do vendaval incluem o Centro Sul, Vale São-Franciscano, Nordeste, Centro Norte, Extremo Oeste e a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Cidades como Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Morro do Chapéu e Irecê estão na lista de áreas sob alerta. Além da Bahia, o fenômeno também atingirá estados vizinhos como Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Comments