top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Thiego Souza

Info Serrinha Pets: castrar é sim um ato de amor e ajuda a evitar doenças no animal

Saiba a importância e os benefícios da castração para a vida do animal.


Todo tutor que cuida e ama seu animal tem o desejo que ele esteja presente o maior tempo possível. Para ajudar o cão ou gato a aumentar a expectativa de vida, e viver com mais saúde, a castração é essencial, e todos os os pets precisam passar por esse procedimento, independentemente da idade.


Em entrevista ao Info Serrinha o médico-veterinário Dr. Ubério Valverde, da Clínica Veterinária AnimalVet, localizada em Serrinha falou sobre a castração e todos os benefícios que ela traz aos animais.


Thiego Souza (Info Serrinha): Qual a importância da castração nos animais?

Dr. Ubério Valverde: Primeiro é o crescimento populacional dos animais, principalmente os de rua. A gente tem que botar na cabeça que a melhor forma de diminuir a população de animais de rua é a castração. Segundo tem a importância em relação à saúde porque a castração com o animal jovem se evita que ele tenha várias complicações como câncer, câncer de mama, infecção de úteros, ovários policísticos, problemas de testículos, próstatas, e terceiro que você melhora o comportamento animal por ser castrado.


Thiego Souza (Info Serrinha): Nos anos 90 diversos dados apontavam que quando um animal era castrado antes do primeiro cio as chances de adquirir problemas de saúde, entre eles câncer, reduziam em até 99%. Hoje, em 2023, esse percentual ainda é válido?

Dr. Ubério Valverde: Esse dado é válido, porém com algumas observações. Antes do primeiro cio pode reduzir em até 95% a chances desses animais terem câncer, não mais 99%, porque a gente sabe que o câncer hoje ele é somático, ou seja, ele é adquirido pelo ato de vida, e 5% é genético.


Thiego Souza (Info Serrinha): O que acontece, ou pode acontecer com um animal que é castrado antes do primeiro cio?

Dr. Ubério Valverde: Hoje em dia tem trabalhos que falam que o ideal é castrar, antes do primeiro cio, ainda castram-se para não desenvolverem algum tipo de câncer, mas quando se faz isso muitos animais, antes do desenvolvimento sexual e genital dos animais, ele não desevolve a parte hormonal, e no futuro pode ter chances de ficar obeso pois foi castrado muito jovem, então você inibiu nele algumas questões endócrinas que favorecem o crescimento.


Thiego Souza (Info Serrinha): Há alguma idade mínima para a realização da castração?

Dr. Ubério Valverde: Cadelas a partir do primeiro cio, geralmente a partir de oito, noves meses, cães e gatos a partir dos nove meses, e gatas a partir dos seis meses, esse é meu padrão e da grande maioria dos veterinários para fazer a castração dos animais jovens.



Thiego Souza (Info Serrinha): Há alguma idade limite para a realização do procedimento?

Dr. Ubério Valverde: Não tem limite de idade. Algumas cadelas ou gatas adultos ou idosas podem desenvolver problemas no útero, com isso vai precisar fazer uma castração terapeutica, que é a castração em animal que ficou doente por conta do útero. Em animais jovens é a castração preventiva. Mesmo aquele animal que não tem doença pode ser castrado a qualquer momento, e isso ajuda a aumentar a expectativa de vida do paciente, então o ideal é que feita a castração nos animais independentemente da idade.


Thiego Souza (Info Serrinha): O que é feito na cirurgia de castração?

Dr. Ubério Valverde: Em cadelas e gatas nós removemos o ovário e útero, em macho tiramos as glandulas hormonais. Tem que ser feita em clínicas ou Hospitais Veterinários com centro cirúrgico equipado, com profissional especializado ou com pós-graduação, mestrado, doutorado em cirurgia, não é qualquer veterinário que faz essa cirurgia. Tem que ter um anestesista porque essa parte é extremamente importante, então tem que ter um especialista em anestesia porque é uma das partes que mais há complicações em animais.


Thiego Souza (Info Serrinha): Castrar é de fato um ato de amor?

Dr. Ubério Valverde: É um ato de amor. Todo mundo que tem um pet quer que ele vida o máximo de tempo possível, quer que ele passe geralmente dos 15 anos, e quando você castra o animal você está dando para ele uma expectativa de vida muito maior, e você também vai estar cuidando da saúde dele. É o mínimo que podemos fazer pelos nossos pets. Você tem a responsabilidade dele.


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page