top of page
Design sem nome.gif
  • Thiego Souza

Info Serrinha Pets: saiba qual a importância dos animais na vida dos autistas

Cães e gatos são extremamente importantes no tratamento.


Você sabia que os animais tem um papel fundamental na vida dos autistas? Os pets acabam ajudando na questão da socialização, que faz parte do tratamento feito pela grande maioria das pessoas com autismo.


Durante todo mês de abril são realizadas campanhas e ações de conscientização aos autistas. Para saber um pouco mais sobre a importância dos pets na vida dos autistas o Info Serrinha conversou com o médico-veterinário Dr. Ubério Valverde, da Clínica AnimalVet, onde foi destacado o quanto os animais fazem a diferença no tratamento.


"É bastante interessante a presença dos animais na vida dessas pessoas, principalmente crianças porque ela está na fase de desenvolvimento intelectual e os pets tem uma importância muito grande na questão da responsabilidade, na interação e também na socialização. A gente que a maioria dos autistas têm dificuldades em socializar com outras pessoas, e os animais ensinam a gente a socializar. É o carinho, a atenção, é o cuidado de ter aquele animal, então as crianças começam a desenvolver essas questões intelectuais".


Os animais têm papéis fundamentais também em outros tipos de tratamentos. "Os pets são extremamente importantes para tratamentos em pessoas com autismo como também em pessoas com depressão, pós-operatório, tem pesquisas hoje que comprovam que pessoas vivem mais quando tem um pet em casa, então os animais entram em nossa vida como nosso melhor amigo porque ele está ao nosso lado o tempo todo".


Segundo Dr. Ubério, os gatos também tem importante papel na questão da socialização. "Muito aconselhado! Algumas pessoas têm uma visão contrária sobre os gatos. Dizem que gato não é companheiro, amoroso, mas costumo dizer que só sabe isso quem tem gato. Tem felinos que são mais carinhosos do que os cães. Tenho uma gata e sei disso. Quando chego em casa ela começa a se esfregar em mim querendo carinho, eles são muito sociáveis, e para criança é muito bom".


Comments


Design sem nome.gif
bottom of page