Tutores precisam seguir o cronograma de vacinação em cães e gatos.
A vacinação é uma das principais formas de prevenir doenças em cães e gatos. No Brasil, as vacinas são obrigatórias para cães e gatos, de acordo com a Lei Federal nº 14.654, de 10 de junho de 2021. Para falar sobre o assunto, conversamos com o médico-veterinário Dr. Ubério Valderde, da Clínica Veterinária AnimalVet, em Serrinha.
Quais são os protocolos de vacinação para cães e gatos?
"Temos dois tipos de protocolos de vacinação tanto para cães como gatos. É importante destacar que não é a mesma vacina para cães e gatos, apenas da raiva que pode ser em qualquer espécie. Nos cães começamos o protocolo de vacinação a partir dos 45 dias de vida. A primeira é a múltipla que protege contra oito doenças. São três doses a cada 21 dias, e uma vez ao ano ele toma uma dose de reforço, e não se pode esquecer. Temos as vacinas de raiva, gripe e giardia. Nos gatos a vacinação começa com 60 dias com a virose felina, que é a triplice. O filhote de gato toma duas doses e uma de reforço por ano".
Quais são os cuidados necessários para a vacinação?
"Antes da vacinação todo animal tem que ser avaliado por um médico veterinário. A vacina é uma forma de prevenção contra doenças, e se você vai aplicar uma vacina em um animal doente, ele vai se agravar, então tem que ser em animais filhotes, por isso só aplicamos a vacinação em pets filhotes após uma avaliação".
Além da vacinação, quais são os outros cuidados necessários para a saúde de cães e gatos?
"Além das vacinas, nossa região é muito quente, temos uma incidência de muitos carrapatos e pulgas, que é a maior causa de atendimentos nas clínicas, temos um índice muito alto. É preciso estar fazendo a prevenção contra pulgas e carrapatos, e há várias formas de prevenção como sprays, coleiras, comprimidos, tem uma variedade de proteção. Vermifugação também tem que fazer pelo menos três vezes ao ano, banhos, e alimentação que é onde muitas pessoas cometem muitos erros".
Quais são os sinais de que um animal está doente?
"A maioria dos filhotes são brincalhões, ativos, e ele quando está doente geralmente fica quieto, apatia, não comer, e a falta de apetite é um dos primeiros sinais. As vezes apresentam vômitos, diarréias, emagrecimento rápido. Em pets adultos os sintomas são parecidos", finalizou o médico-veterinário.
A vacinação é uma das principais formas de prevenir doenças em cães e gatos. Por isso, é importante que os tutores levem seus animais de estimação ao médico-veterinário para a avaliação e vacinação de acordo com o protocolo recomendado.
Além da vacinação, é importante também que os tutores fiquem atentos aos outros cuidados necessários para a saúde de seus pets, como a prevenção contra pulgas e carrapatos, a vermifugação e a alimentação adequada.
Kommentare