top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Thiego Souza

Info Danado de Bom: Vinícius Marques levará autenticidade do forró durante São João

Artista de Serrinha mantém viva a cultura da sanfona e do forró com poesia.


Com um repertório de forró tradicional, que vai de Luiz Gonzaga, passando por Dominguinhos, indo até o romantismo de Flávio Leandro e chegando até a poesia de Dorgival, o artista de Serrinha e um dos principais forrozeiros da região, Vinícius Marques, irá se apresentar no São João 2023 prometendo contemplar os públicos presentes nos eventos com muita poesia e um forró danado de bom.


O artista, que vai ser um dos primeiros a se apresentar no dia 25 em Serrinha quer aproveitar o horário e a presença do público mais jovem para levar um forró tradicional. "Em Serrinha minha apresentação está programada para ser uma das primeiras, então pensei muito nas crianças e no público mais jovem porque como sou professor de algumas escolas tenho esse papel de oferecer um forró de qualidade para eles e para as famílias, um forró com letra, tradicional".


Além de artista, Vinícius Marques tem formação em Composição e Regência, e licenciatura em Música, professor de música, artes e Cultura. De acordo com o forrozeiro as escolas tem um papel fundamental para que as crianças e os jovens mantenham viva a essência do verdadeiro sentido do forró e de toda cultura existente. "A escola tem o papel fundamental de manter essa tradição, tanto que tem as apresentações das crianças no período junino, isso é importante. Eu enquanto professor de música durante o período junino trago um projeto chamado 'Do Xaxado ao Piseiro', então contamos histórias desde a criação do Xaxado, falamos sobre a história do cangaço, tem os textos que são apresentados, ai vem Luiz Gonzaga, estudamos o contexto da música Asa Branca, que é a esperança de dias melhores, vem Alceu Valença, e finalizamos com o piseiro que também faz parte do contexto".



Sobre o repertório nos show Vinícius Marques afirma que é feita uma analise do público, por conta disso tem blocos flexíveis. "Prezando pelo tradicional, luto por isso, a gente traz um pouco da atualidade no arranjo do forró. Os músicos da banda sempre tocaram forró, então ajuda muito. O repertório tem muito a ver com o show, a gente observa muito qual o público presente, tem que fazer uma leitura do público, deixar os blocos flexíveis para promover o melhor show".


Sua grande referência no forró é Luiz Gonzaga, onde teve um "contato" sobrenatural. "Tive um contato com Luiz Gonzaga. Tivemos um contato metafísico, meio que sonho, meio que real, e ele me falava juntamente com uma turma, para eu sustentar esse forró. Isso é muito nosso. O forró de Luiz Gonzaga lembra nossos avós, a gente sente o cheiro quando ouvimos".


O artista reforçou o convite para que o público possa prestigiar seu show e curtir um verdadeiro forró. "Quero convidar todos, todos aqueles que lutam pelo forró, que zelam poesia. A gente mostra a luta dessa forma, é comparecendo e valorizando o artista. Então dia 25 espero todos na Arena Marianão, no dia 24 em Ichu, e no dia 01 em Retirolândia".



Acompanhe os clipes das musicais autorais de Vinícius Marques.


O Instagram é @vinicius.marquesoficial


Canções:


Comments


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page