Polícia prendeu pessoas envolvidas na rede, e busca encontrar os foragidos.
Um idoso de 71 anos, residente de Jari, no Rio Grande do Sul, foi enganado por uma quadrilha que usava o conhecido "golpe do amor", resultando em um prejuízo superior a R$ 2 milhões.
A vítima foi atraída por um perfil falso nas redes sociais, que se passava por uma investidora americana. Sob a promessa de um relacionamento sério e com a expectativa de um encontro presencial no Brasil, o idoso realizou diversas transferências bancárias entre 2022 e 2023.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos reforçavam a narrativa com promessas de envio de presentes luxuosos, como joias, que supostamente estavam retidos na alfândega. Para liberar os itens, a vítima era induzida a pagar "impostos" e "taxas alfandegárias", acreditando que se tratava de um processo legítimo.
O esquema começou a ruir quando o idoso, desconfiado após quase dois anos de transferências financeiras, decidiu procurar a polícia. A partir de sua denúncia, foi desencadeada a "Operação Dom Quixote", que identificou 13 suspeitos de participação na quadrilha.
Na última quarta-feira, 27, uma ação policial coordenada mobilizou 43 agentes nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. Durante a operação, seis pessoas foram presas em cidades paulistas como Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Osasco. Outros sete suspeitos seguem foragidos.
Além das prisões, a polícia apreendeu celulares, notebooks, documentos e cartões bancários, além de bloquear contas bancárias vinculadas aos criminosos.
Comments