top of page
BANNER LEADERBOARD SÃO JOÃO SERRINHA 2024 - 728X90pxl.gif
  • Info Serrinha e Região

Evento sobre empreendedorismo feminino apenas com "elite" de Serrinha é criticado por vereador Ícaro

Vereador sentiu falta de outras mulheres que também empreendem no município.


No último dia 02 de março foi realizado na Câmara Municipal de Serrinha um evento na qual foi feita uma homenagem a mulheres empreendedoras do município de Serrinha. O que chamou a atenção no ato foi a predominância da classe considerada "elite", e a ausência de mulheres que atuam por exemplo no mercado municipal ou vendedoras de quitutes.


Em rápida conversa com o Info Serrinha o vereador elogiou o projeto, afirmando ser de tamanha importância, que foi aprovado pelos colegas, onde houve um acerto na homenagem às mulheres empreendedoras, tendo inclusive sua aprovação, porém não deixou de fazer críticas pelo fato dos demais vereadores não terem a oportunidade de fazer indicações.


Em sua fala no plenário o vereador Ícaro Tolentino criticou o fato dos "edis" não terem a oportunidade de fazer indicações para a homenagem, e lamentou que a comunicação do evento tenha sido feita com poucas horas de antecedência. "Semana passada nós vereadores fomos pegos de surpresa sobre uma homenagem ao Empreendedorismo Feminino. Nós vereadores ficamos sabendo desse evento um dia antes. Recebemos de surpresa o convite que iria existir essa homenagem. Por ética fiquei até o final, mas percebi que nenhum vereador teve o direito de indicar as empreendedoras do município, parece que só uma vereadora indicou. Que nos próximos que possam acontecer nós vereadores tenhamos o direito de indicar, e indicar não só a classe rica, a elite, o branco".


Segundo o vereador, diversas mulheres conhecidas e que empreendem a anos no município não foram lembradas, e também mereciam ser homenageadas. "Que a gente possa indicar Dona Cristina que vende acarajé há mais de 30 anos, que a gente possa indicar dona Maria, tia de Edvaldo de Zé de Kelé, que vende fato lá no Mercado há mais de 30 anos, que possamos indicar dona Luiza, que vende doces lá na frente do Ginásio há mais de 30 anos. São essas pessoas que movimentam a econômia de Serrinha, não só a elite, não só os brancos. Sei que tinham negros aqui, mas era minoria, e que isso sirva de exemplo para nós vereadores e para autora do projeto que no próximo a gente possa melhorar".


O vereador reforçou o sentimento de ausência de mulheres também importantes para o comércio local. "Senti a falta realmente das mulheres que acordam 3 da manhã para fazer café e almoço para as famílias, e 5 da manhã estão no municipal vendendo seus produtos".


No evento realizado na quinta-feira, 2, foram feitas homenagens para 18 mulheres.

Comments


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page