top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Info Serrinha e Região

Evento em Serrinha abriu a Semana de Luta das Pessoas com Deficiência

Apresentações musicais, teatrais e depoimentos marcaram o evento realizado na AABB.



Foi realizada na manhã da última terça-feira, 20, na AABB, em Serrinha, a abertura da Semana de Luta das Pessoas com Deficiência promovida pelo CAPENE e Secretarias Municipal de Educação e Desenvolvimento Social.


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, data instituída pela Lei nº 13.585/2017.


"Estamos fazendo esse trabalho em parceria com o CAPENE para tentar incluir todos os nossos alunos, todas as pessoas com deficiências em nossa rede. Nós devemos superar todas as barreiras para garantir a inclusão social e a Secretaria de Educação vem desenvolvendo ações ampliando as salas de recursos para dar o atendimento de qualidade a essas crianças, jovens e adultos que estão em nossas escolas para garantir a eles todos os direitos que nós temos", disse a secretária municipal de Educação, Betânia Pereira.



A secretária de Desenvolvimento Social, Liz Oliveira, afirmou que é preciso que os Direitos às pessoas com deficiência sejam garantidos. "A gente precisa efetivar direitos que são estabelecidos pela nossa Constituição, nossas Leis, e estamos aqui para isso como instrumento de efetivação de direitos e garantias de políticas públicas".


A Diretora do CAPENE, Maria José Araújo Lopes, pediu apoio para que o Centro seja ampliado e que mais atendimentos possam ser realizados. "O CAPENE tem atendido dentro de seus limites. Precisamos ampliar nosso espaço, mudar para um local que abrigue melhor. Iniciamos 2022 com uma grande procura. Tivemos dois anos de uma pandemia e os atendimentos se tornaram online, em 2021 voltou parcial, mas não na sua totalidade, e em 2022 a procura é grande. Temos uma lista de espera que atinge mais de 200 pessoas, e estamos buscando junto com outras secretarias meios para conseguir atender a essa demanda. Confio que em 2023 iniciaremos em um outro espaço com uma quantidade de profissionais dentro da nossa necessidade".


Além dos pronunciamentos dos representantes de Secretarias, Conselhos e instituições presentes o evento contou com apresentações musicais, teatro e depoimentos de mães de crianças portadoras de deficiência.


Comentários


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page