top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Thiego Souza

Alunos da rede estadual mostram talentos no 9º Encontro Estudantil de Arte e Cultura em Serrinha

Encontro Estudantil de Arte e Cultura contou com diversas exposições, eventos musicais e apresentações de projetos científicos.


Foi realizado durante toda dia, sendo iniciado às 8h, e que seguiu pela noite da última quinta-feira, 23, no Shopping Serrinha, o 9º Encontro Estudantil de Arte e Cultura. O evento, organizado pelo Núcleo Territorial de Educação do Sisal (NTE-04) contou com apresentações de alunos, exposições, integração e muita música.


O Encontro contou com Projetos Estruturantes, Artísticos e Culturais, sendo em oito estilos:


Ave (Artes Visuais Estudantis), Epa (Educação Patrimonial e Artístico), Prove (Produção de Vídeos Estudantis), Feste (Festival Estudantil de Teatro), Dance (Mostra de Dança Estudantil), Tal (Tempo de Arte Literária), Face (Festival Anual da Canção Estudantil) e Encante (Encontro de Canto Coral Estudantil).



Também foi realizada a 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação (FECIBA), que contou com a exposição de 21 projetos de alunos de escolas estaduais da região do sisal que foram selecionados para a etapa regional.


Essa foi a primeira vez que FECIBA aconteceu na região do sisal, território que em 2022 teve os alunos do Cetep Sisal II, em Araci, conquistando prêmios a nível nacional e estadual com o projeto Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através do Sisal (Agave Sisalana).


Essa conquista do território foi importante para motivar outros alunos a desenvolverem novos projetos. "Quando iniciei os alunos tinha essa dificuldade muito grande dos alunos aceitarem fazer ciência. E agora com eles ganhando prêmios, isso mostra que o fato de serem os alunos do interior e de escola público não os limita, e conseguimos promover ciência. Ganhamos agora um prêmio no Panamá, vamos para uma disputa no México, e isso é mais um fator de motivação para os outros que estão chegando", disse a professora e biomédica Pachiele Cabral, que foi a orientadora dos alunos que conquistaram os prêmios a nível estadual, nacional e agora internacional.



Os quatro melhores projetos da região do sisal serão selecionados para a disputa da etapa estadual da FECIBA, que contará com os projetos de destaque nas demais regiões do estado da Bahia.


A estudante Raile Silva, do curso técnico de Análises Clínicas, que participou das exposição realizada na última quinta-feira, 23, destacou os trabalhos apresentados na FECIBA. "É muito incrível poder participar e proporcionar isso. É gratificante ver as pessoas vindo olhar e ver o quão interessante é o nosso projeto, e todos os outros que estão aqui participando".


Uma das orgaizadoras do Encontro, Analene Ferreira, que é Diretora do NTE-04, celebrou o evento e agradeceu pelos apoios recebidos. "Esse Festival é o 9º Encontro Estudantil, mas aqui temos também o 1º FECIBA Territorial, e a gente, por ousar, o NTE-04, toda equipe, com total apoio do Governo da Bahia, o governador Jerônimo, que entende que a educação é a forma de inclusão, é a através da Educação que a gente transforma vidas" Secretaria de Educação através da secretária".



O Encontro Estudantil foi encerrado com um grande Festival, que contou com apresentações musicais de estudantes das escolas do estado da região do sisal, e participações de artistas da região.





Comments


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page