top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Thiego Souza

Artigo: emaranhado de fios nos postes em Serrinha representa riscos e polui a paisagem urbana

Não é difícil caminhar pelas ruas e encontrar fios ou cabos aglomerados nos postes.


Há alguns anos o município de Serrinha vem sofrendo com um problema crônico: o emaranhado de fios ou cabos em postes. Além de oferecer riscos às pessoas e aos condutores, o aglomerado desorganizado de cabos também constitui como poluição visual, compromete a visão em muitos casos e deixa o local com um aspecto feio.


Não é muito difícil caminhar por Serrinha e encontrar fios embaraçados, sem organização, um querendo "roubar" o espaço do outro. Nas ruas do centro, e também no entorno, muitos postes estão tomados por cabos expostos, sem nenhum tipo de arrumação ou critérios, ficando inclusive com alturas baixas, precisando em alguns pontos que os pedestres tenham que desviar para evitar o contato.


A maioria desses cabos são pertencentes as empresas de Internet e telecomunicações. Inclusive foi um emaranhado desses que provocou um enorme curto-circuito na praça Luiz Nogueira, causando transtornos para toda aquela região. Por sorte a rede elétrica não foi atingida (relembre aqui).



A quantidade de fios espalhados pelos postes dificulta o trabalho dos profissionais que precisam realizar reparos na rede elétrica, colocando-os também em situações de riscos.


Esteticamente essa aglomerado de fios/cabos também é levado em consideração pois tira o brilho de qualquer ornamentação que venha a ser feita, deixando um aspecto estranho e sem cor na paisagem urbana, principalmente nas áreas históricas do município, como em frente à sede da antiga Prefeitura.


É preciso se criar normas (caso não haja), alguma regulamentação, meios para reduzir esse impacto, minimizar essa poluição visual e os riscos que o aglomerado de fios expostos pelas ruas de Serrinha oferecem.


Com organização tudo se resolve, nossos olhos agradecem e a cidade fica menos poluída.



Comments


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page