Prefeitura de Tucano é criticada por desrespeitar tradições católicas durante Quaresma.
A Diocese de Serrinha emitiu uma Nota de Repúdio onde critica a realização de festas durante período da Quaresma. O texto é direcionado para a Prefeitura de Tucano, que irá realizar nos dias 23 e 24/03 uma Micareta em tempo santo.
Na nota, a Diocese afirmou que o município de Tucano está dentro da "circunscrição eclesiástica reconhecida civilmente", que a mesma não deveria estar promovendo eventos em uma época onde a Igreja Católica celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo.
"É lamentável que em pleno momento em que a Igreja celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo, no qual milhares de fiéis vivem e professam sua fé, não exista o respeito pelo que é sagrado", diz a nota.
Ainda segundo a Nota, o local onde ocorrerá a Micareta será na mesma região onde fica a Igreja Matriz, e atividades religiosas estão programadas para serem realizadas. "Há um conflito de interesses entre os participantes, pois a realização da festa ocorre no espaço ao redor da Igreja Matriz, onde, por excelência, deveria ser realizada a Procissão do Domingo de Ramos, assim, os atos da Administração Pública confrontam diretamente os Direitos Estabelecidos na Constituição Federal".
A Diocese pede que a Administração Pública repense a data da festa, ou pelo menos o local, "respeitando a fé de milhares de pessoas e com vista à manutenção da boa relação entre as entidades".
A Nota de Repúdio foi assinada por Dom Hélio Pereira dos Santos, Bispo da Diocese de Serrinha.
Nota extraída do perfil da Catedral de Serrinha no Instagram.
Comments