top of page
Design sem nome.gif
  • Info Serrinha e Região

Dia de São Pedro: conheça a história de um dos apóstolos de Cristo

Celebração em homenagem ao Santo acontece neste 29 de Junho.

Neste dia 29 de Junho é celebrado o dia de São Pedro. A data homenageia um dos apóstolos de Cristo, e fundador da Igreja Cristã em Roma.


Conheça um pouco da história:


São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.


As principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento, escritos originalmente em grego e em diferentes épocas, pelos discípulos: Mateus, Marcos, Lucas e João. O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.


São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai.


Por indicação de João Batista, Pedro foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro, Jesus Cristo o chamou de Kepha (pedra, em aramaico e Petros em grego), para expressar firmeza, pois seria escolhido o líder dos apóstolos. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.


Pedro transformou-se em líder dos apóstolos, como destacam várias passagens evangélicas, e foi o primeiro a ver em Jesus o filho de Deus. Pedro fez parte dos discípulos mais íntimos de Jesus, tendo se dedicado a Jesus com zelo extremado, marcado por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre.


Pedro teve também seus momentos de fraqueza quando na prisão de Jesus, negou três vezes que o conhecia, mas essa atitude, na qual se arrependeu, em nada diminuiu a confiança que Jesus depositava nele, pois foi a Pedro que cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.


Após a ressurreição de Jesus a liderança de Pedro se acentuou, conforme a narração na primeira parte do livro dos Atos dos Apóstolos. Além de presidir a assembleia apostólica que elegeu Matias para substituir Judas Iscariotes, Pedro fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes, levou três mil pessoas ao batismo.


Segundo relatos aceitos pela Igreja Católica, Pedro viveu em Roma durante o reinado de Nero, e ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana. Por ordem do imperador romano Nero, no ano 67 da Era Cristã, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não considerava digno de morrer como seu mestre.


Fonte: ebiografia


1 Σχόλιο


Άγνωστο μέλος
29 Ιουν

☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️🙏🙏🙏🙏

Μου αρέσει
Design sem nome.gif
bottom of page