Objetivo é reduzir o número de pessoas sem o nome do pai no registro.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia realizará, no próximo dia 15, em Serrinha, a “Ação Cidadã – Sou Pai Responsável”, uma iniciativa que visa combater a ausência de paternidade no registro civil. A ação será realizada na sede da Defensoria Pública do município, localizada na Rua Rafael Oliveira, das 8h às 16h, oferecendo orientação, mediação, conciliação e exames gratuitos de DNA para a população.
A campanha ganha ainda mais relevância no mês de agosto, em virtude do Dia dos Pais, e busca atender principalmente as famílias mais necessitadas da região. A defensora pública Julia Lordelo, em entrevista ao Info Serrinha, destacou que a ação tem como objetivo principal combater a ausência de pai no registro civil, problema que afeta um grande número de brasileiros. “A ação vale tanto para pais vivos quanto falecidos, desde que a pessoa não tenha o nome do pai no registro,” explicou Julia.
A ausência de paternidade nos registros é uma realidade preocupante no Brasil. De acordo com estimativas, até julho de 2024, mais de 170 mil pessoas nasceram sem o nome do pai no registro civil. A Ação Cidadã, que percorre cidades baianas desde 2007, e localidades sem Defensoria Pública desde 2017, visa justamente reduzir essa estatística, promovendo o reconhecimento de paternidade de forma gratuita e acessível.
Para participar da ação em Serrinha, é necessário que os interessados compareçam munidos de documento com foto, como RG, carteira de trabalho ou CNH. Além disso, é preciso que o suposto pai ou ao menos dois parentes próximos compareçam junto com a pessoa que busca o reconhecimento da paternidade.
Commentaires