Entenda qual a função de cada uma das três etapas do cronograma capilar e como definir uma rotina de cuidados personalizada.
Texto de Maria Eduarda Cortez
O cronograma capilar pode ser um importante aliado no tratamento de fios danificados, restaurando tanto a saúde como a aparência dos cabelos.
Para obter melhores resultados com o cronograma capilar, é importante conhecer quais são as etapas de tratamento e, principalmente, como personalizá-las às necessidades do fio.
O que é o cronograma capilar?
O cronograma capilar, também chamado de calendário capilar, é uma rotina pré-estabelecida de cuidados com o cabelo que intercala as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.
Essa técnica pode ser adotada em todos os tipos de cabelo, sendo que o diferencial vai ser a recorrência de cada tipo de tratamento na rotina.
Ainda que o cronograma possa ser adotado preventivamente para evitar danos aos fios, ele é particularmente indicado para recuperação de cabelos severamente danificados, como quem realiza frequentemente tratamentos químicos.
Os tratamentos incluídos no cronograma capilar garantem fios mais saudáveis e, consequentemente, mais bonitos.
Como montar um cronograma capilar?
Cada tipo de cuidado do cronograma capilar visa atender uma necessidade específica do cabelo.
Em conjunto, eles previnem e tratam os problemas mais comuns dos fios, como ressecamento, frizz e fios quebradiços.
Hidratação
A hidratação é uma das etapas do cronograma capilar, sendo recomendada para quando os cabelos estão ressecados, com falta de movimento e ásperos.
Na rotina de higienização capilar, o shampoo é responsável por abrir as cutículas capilares para limpeza, deixando o córtex exposto e causando a perda de água do núcleo do fio.
Por essa razão, a etapa seguinte é o uso de condicionador, responsável por devolver água ao fio e fechar as cutículas capilares.
A hidratação pode entrar como uma etapa de tratamento intensivo com aplicação de máscara capilar após o uso do shampoo.
Geralmente, o produto indica na embalagem o tempo de ação do produto, que pode variar de 3 a 20 minutos, a depender das características do produto e necessidades do cabelo.
Em cabelos mais ressecados, a hidratação pode ser realizada de uma a duas vezes por semana. Em cabelos mais oleosos, os intervalos precisam ser maiores, como a cada 10 dias.
Nutrição
A etapa de nutrição dos cabelos é recomendada para quando os fios apresentam tendência a embaraçar, excesso de frizz e perda de brilho.
Apesar de o termo nutrição capilar ter se tornado muito comum, ele não é o mais preciso para descrever essa etapa do cronograma capilar, que poderia ser chamada de restauração lipídica.
Um ponto importante é que a haste capilar é uma estrutura inerte, sem vida. O bulbo ou folículo capilar que fica no couro cabeludo, o verdadeiro responsável pelo crescimento capilar e saúde dos fios.
O bulbo capilar só recebe nutrientes e vitaminas a partir da corrente sanguínea, portanto, que tiveram origem na alimentação. Não há como promover a nutrição do cabelo por meios tópicos.
Assim, a alimentação saudável é uma importante aliada de cabelos mais saudáveis e bonitos.
Apesar disso, a etapa chamada de nutrição do cronograma capilar é responsável por devolver os lipídios aos fios, sendo também conhecida como umectação.
Na umectação podem ser usados produtos específicos ou óleos vegetais, como óleo de coco, óleo de argan e manteiga de karité, por exemplo.
Essa rotina de cuidados pode ter uma frequência entre semanal e quinzenal para quem tem cabelos mais ressecados e intervalos mais espaçados para quem tem fios mais oleosos.
O produto ou óleo pode ser aplicado no cabelo algumas horas antes do banho e pode ser necessário repetir a limpeza com shampoo para garantir a remoção completa dos óleos aplicados nos fios.
Reconstrução
A etapa de reconstrução capilar é necessária para fios muito danificados, como devido a procedimentos químicos, excesso de uso de aparelhos térmicos ou danos ambientais severos.
O objetivo da reconstrução capilar é devolver a massa proteica perdida dos fios que se tornam mais finos e, consequentemente, quebradiços.
O tratamento que melhor entrega esse resultado é a cauterização capilar realizada por um especialista em salão. Estudos indicam que essa técnica pode aumentar até 49% do diâmetro de fios danificados.
Entretanto, mesmo com esse benefício, trata-se de um recurso para ser usado apenas em casos de fios muito danificados, pois o uso incorreto ou muito recorrente pode aumentar a fragilidade dos cabelos.
Tratamento caseiro vs. tratamento especializado
É fundamental avaliar quando o tratamento caseiro é suficiente para amenizar os danos aos cabelos e atuar como método preventivo e reparador.
A opção por tratamentos em salão de beleza pode ser considerada desde que não inclua técnicas que aumentem a agressão aos fios ou quando o problema não está associado à queda de cabelo e miniaturização dos fios, sendo o afinamento progressivo associado à alopecia de padrão feminino.
Entretanto, em alguns casos, a avaliação especializada será indispensável para identificar as causas do problema e definir o tratamento adequado, principalmente em caso de queda de cabelo.
Os resultados de tratamento capilar com o cronograma incluem fios mais saudáveis, sedosos, macios, definidos e fortes. Entretanto, a manutenção dessa estética depende de uma rotina compatível às necessidades de cada cabelo.
Commenti