top of page
Design sem nome.gif
  • Info Serrinha e Região

Crises de ansiedade: um problema cada vez mais comum e que precisa ser observada de perto

Pânico silencioso: as crises de ansiedade hoje são mais comuns do que nunca - fique alerta!


A ansiedade é uma reação natural do ser humano a situações de perigo ou estresse. No entanto, quando essa ansiedade se torna excessiva e incapacitante, pode se transformar em um transtorno de ansiedade.


No início do mês de setembro, o cantor Wesley Safadão foi diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada (crises de ansiedade). O diagnóstico do artista reforçou a importância de falarmos sobre esse assunto, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.


O médico Dr. Maike Araújo, que atende nas clínicas Nonato, Acolher e Citto, em Serrinha, concedeu entrevista ao Info Serrinha e Região onde falou sobre crises de ansiedade, quais suas consequências e como lidar com essa situação.


De acordo com o médico, diversos fatores podem levar a uma crise de ansiedade. "A ansiedade é uma emoção que pode ser causada por uma série de fatores, como sobrecarga no trabalho, conflitos familiares, problemas financeiros, decepções, frustrações, expectativas de futuro, entre outros".



Segundo Dr. Maike, é preciso ter um olhar atento à ansiedade, e que o caso do cantor Wesley Safadão pode ter ocorrido devido ao excesso de atividades. "O transtorno de ansiedade, quando não tratado, tende a se intensificar com o passar do tempo, principalmente se a causa permanece existindo. Por exemplo, um artista que tem a sua rotina de shows cansativa e exaustiva, muitas vezes sem pausa mantém aquela rotina sem se preocupar com a sua saude mental e não consegue conciliar com uma rotina de atividade física, psicoterapia, tempo com a família, atividades de lazer etc. Esse artista terá dificuldades em lidar com essa ansiedade e com certeza terá problemas".


Dr. Maike comentou sobre os riscos que as crises de ansiedade podem provocar. "O risco como falei anteriormente é principalmente quando o sofrimento - mesmo que inicial - é banalizado e muitas vezes a saude mental não é priorizada. Portanto, cuide da sua saúde mental. Faça atividade física. Realize atividades prazeirosas para você e percebendo o surgimento de algum sintoma indesejado, procure ajuda de um profissional".


Quando a ansiedade se torna um problema, pode causar uma série de sintomas físicos e psicológicos, como:


- Tremores;

- Palpitações;

- Dor no peito;

- Dor de cabeça;

- Falta de ar;

- Sudorese;

- Náuseas;

- Vômitos;

- Dificuldade de concentração;

- Irritabilidade;

- Alterações do sono

- Medo;

- Preocupação excessiva;

- Apreensão.


Algumas dicas para lidar com a ansiedade:


- Faça atividade física regularmente;

- Pratique técnicas de relaxamento;

- Passe tempo com pessoas que você gosta;

- Evite o consumo excessivo de cafeína e álcool;

- Durma bem;

- Procure ajuda profissional se necessário.


É importante lembrar que a ansiedade é uma condição tratável. Com o diagnóstico e tratamento adequados, é possível controlar os sintomas e viver uma vida plena e saudável.

Comments


Design sem nome.gif
bottom of page