top of page
Design sem nome.gif
  • Info Serrinha e Região

Corpus Christi: celebração religiosa é considerada feriado ou não?

A celebração de Corpus Christi ocorre anualmente sempre 60 dias após o domingo de Páscoa.


Solenidade religiosa cristã que celebra a instituição da eucaristia, Corpus Christi, que é um sacramento católico, não é feriado nacional. A data é considerada ponto facultativo em grande parte do país cabendo a cada estado ou município dar aos funcionários o dia de descanso.


O município de Serrinha tornou a celebração de Corpus Christi como feriado. Inclusive em Diários Oficiais a nomenclatura da data é abordada dessa maneira. Em 2023, por exemplo, no dia 09 de Junho será ponto facultativo em razão do feriado do dia anterior, mas em âmbito estadual o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que os servidores do Estado não terão essa folga na sexta-feira.



A situação da celebração de Corpus Christi é semelhante ao Carnaval, quando também não é considerado feriado nacional, cabendo aos estados essa definição por também se tratar de ponto facultativo.


A celebração de Corpus Christi ocorre anualmente sempre 60 dias após o domingo de Páscoa, por conta disso é sempre uma data comemorativa móvel, e sempre celebrada em uma quinta-feira.

Comments


Design sem nome.gif
bottom of page