Consórcio é responsável pela manutenção de algumas vias da região, porém solicitou autorização para atuar em outros trechos.
Muitos condutores que trafegam pela BA-409, no trecho entre Serrinha e Conceição do Coité, tem feito questionamentos quanto às condições da via, que com a grande quantidade de buracos vêm gerando prejuízos, além de colocar em risco todos que passam pela mesma.
O Info Serrinha e Região entrou em contato com o presidente do Consisal, Vonte Merim, que também está como prefeito de Retirolândia, para saber como o Consórcio pode estar atuando para minimizar os impactos nas estradas que cortam a região do sisal.
Segundo o presidente, o Consisal é responsável pela manutenção de alguns trechos que cortam a região. "Existem vários consórcios na Bahia, cada um deles com contrato com a SEINFRA para prestação de serviços de recuperação e manutenção de rodovias de trechos específicos. O Consisal, por sua vez, é responsável pelo trechos: BA-411 (Serrinha à Barrocas), BA-400 (BR116 à Lamarão), BA-120 (Conceição do Coité à Riachão do Jacuípe), BA-120 (Queimadas à Monte Santo) e BA-383 (BA120- Nordestina)".
De acordo com Vonte Merim o trecho entre Serrinha e Coité não é de competência do Consisal. "No entanto a manutenção dos trechos da BA-409 (Serrinha à Conceição do Coité) e BA-120 (Conceição do Coité à Queimadas) compete a uma empresa contratada pelo Governo do Estado, e diante disso, não temos a autorização ainda de atuar no trecho citado".
Apesar de não ser a responsável pela BA-409, o prefeito de Retirolândia afirmou que enviou uma solicitação ao Governo do Estado para realizar o reparo dos trechos que não são de sua competência. "Vale ressaltar que o Consisal solicitou novos trechos para recuperação e manutenção de rodovias e estamos na expectativa da aprovação para darmos início aos serviços".