top of page
IMG_9032.GIF

Cidade turística de Gramado enfrenta colapso após chuvas; Muitos hóteis e restaurantes estão fechados

Info Serrinha e Região

Principal ponto de turismo do Rio Grande do Sul enfrenta grave crise após chuvas que assolaram o estado.


Foto: Mônica Pereira/GES-Especial

A cidade de Gramado, reconhecida como o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, está enfrentando uma grave crise devido às intensas chuvas que resultaram em diversos deslizamentos de terra. O prefeito Nestor Tissot revelou a dimensão do desastre, explicando que, mesmo após três dias de sol, o solo continua instável e sujeitando a cidade a novos deslizamentos.


"O estrago em Gramado foi imenso. Mesmo após três dias de sol, o solo ainda se movimenta. Estamos monitorando quase 140 pontos diariamente, ou até mais de uma vez por dia, devido à movimentação do solo", declarou Tissot.


Gramado, conhecida pela sua infraestrutura hoteleira de excelência, enfrenta um impacto econômico severo. "Estamos com 300 hotéis fechados, 250 restaurantes fechados, a economia toda paralisada", destacou o prefeito.


Além de sua famosa arquitetura de inspiração alemã e produção de chocolates, a cidade está agora lidando com uma crise humanitária significativa. Mais de mil pessoas estão desabrigadas, sem perspectivas de retorno imediato para suas casas. "A grande maioria não poderá mais voltar, são vários bairros destruídos, ruas destruídas. Muitas casas não poderão mais ser reconstruídas nesses locais. Precisamos de áreas desapropriadas para reconstruir", explicou Tissot.


Apesar da devastação, os serviços de educação e saúde continuam operando normalmente na cidade. O prefeito Nestor Tissot, que se reuniu com o governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (22), busca soluções para a reconstrução de Gramado.

WhatsApp Image 2024-02-23 at 17.25.27.jpeg
Anuncio_Shopping.png
Design sem nome.gif
bottom of page