top of page
Design sem nome.gif
  • Info Serrinha e Região

Brasil celebra Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

O Brasil comemora pela primeira vez a data que representa um passo em direção ao respeito e à liberdade religiosa.


Nesta terça-feira, 21, é celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A nova data comemorativa foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6 de janeiro de 2023, através da Lei 14.519/23 que institui 21 de março como o dia de homenagem às religiões de matrizes africanas.


A data instituída pelo governo atual busca combater o racismo religioso e colocar em discussão a importância da valorização dos povos de terreiros.


Embora o Brasil seja um Estado laico, os casos de intolerância religiosa aumentam ano após ano, e as religiões de matrizes africanas geralmente são o alvo dos ataques. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, 2022 registrou um aumento de 45% em relação a 2020, totalizando 1.200 ataques.


Nesse cenário de preconceito e frequente demonização de religiões africana, todo avanço em direção à liberdade religiosa é lido como um sinal de esperança. Hoje, em todo o Brasil, os povos de terreiros foram às ruas comemorar essa vitória e enaltecer a cultura afro-brasileira.

Comments


Design sem nome.gif
bottom of page