top of page
banner_728X90 (1).png
  • Info Serrinha e Região

Bolsa Família: cerca de 8 mil famílias tiveram o benefício bloqueado em Serrinha; Como regularizar?

Governo Federal vem fazendo varreduras para encontrar cadastros que possam estar em desacordo com o programa.


Desde o início do ano o Governo Federal está fazendo uma varredura nos cadastros dos beneficiários do programa Bolsa Família no intuito de encontrar pessoas que possam estar recebendo o benefício de maneira indevida.


Segundo levantamentos mais de 1,4 milhão de famílias em todo Brasil já tiveram os benefícios cortados ou bloqueados, e em Serrinha esse número chega perto de 8 mil.


A secretária de Desenvolvimento Social, Liz Oliveira, explicou um dos motivos dos bloqueios feitos pelo Governo Federal. "Serrinha está com uma média de 8 mil famílias com o benefício bloqueado porque elas estão na situação de famílias unipessoais. São famílias que se cadastram como se morassem sozinhas, só tem um componente familiar", disse em entrevista ao repórter Reny Maia.


O Governo Federal está fazendo uma averiguação e um bloqueio geral dessas famílias para que possa ser feita uma regularização e atender as pessoas que de fato tenham direito ao benefício. As famílias que fizeram os cadastros como unipessoais em 2020 a 2022 tiveram o benefício suspenso e precisam fazer a atualização.


“As pessoas que tem cadastros como unipessoal, mas que morem com familiares, peço que venham aqui na Secretaria para fazer a atualização e incluam esses familiares porque se for feita a verificação e constatar que a pessoa não está vivendo sozinha o benefício pode até ser cancelado”.


A secretária afirmou que mesmo as famílias que estejam em situação regular, mas não fizeram a atualização cadastral, que busquem atualizar os dados na Secretaria de Desenvolvimento Social a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de abril. “Pessoas que estão com cadastro há dois anos sem atualizar precisam comparecer a Secretaria de Desenvolvimento Social para fazer a atualização dos dados cadastrais. Os documentos são os comuns como RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de vacinação, documentos de todos os dependentes”.


Excepcionalmente esta semana o programa Sibec, que é o sistema de atendimento ao beneficiário, está suspenso para qualquer atualização ou novo cadastro, e a Secretaria de Desenvolvimento Social estará fazendo apenas consultas até o meio-dia desta quinta-feira, 6.


Os Atendimentos gerais com todos os procedimentos relacionados ao Bolsa Família como atualizações, regularizações, reversões, serão retomados a partir da próxima segunda-feira, dia 10.

Yorumlar


119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page