top of page
banner_728X90 (1).png
  • Info Serrinha e Região

Black Friday: confira dicas para não ser enganado e evitar dores de cabeça

Advogada mostra como agir e se proteger de golpes ou fraudes.


Será realizada nesta sexta-feira, 25, em todo Brasil a Black Friday 2022, data em que muitas pessoas aproveitam as promoções anunciadas pelas lojas para adquirir novos produtos. Os mais procurados são televisores, celular, fogões e geladeiras. Porém, é preciso ter um olhar atento para evitar possíveis golpes ou ser enganado por estabelecimentos que "fingem" promoções.


Diante dessa situação e para alertar os consumidores o repórter Renny Maia, da Rádio Continental AM, juntamente com o Info Serrinha realizaram uma entrevista com a advogada Daniella Araújo, que atua na área de Código de Defesa do Consumidor que falou sobre ações que visam ludibriar o cliente e mostrando como evitar cair em golpes.


- Como evitar cair em golpes durante a Black Friday?

É importante o consumidor estar fazendo um monitoramento do produto, fazendo uma pesquisa de preço porque algumas vezes o lojista ele já vende com o desconto, e quando chega a Black Friday ele coloca esse item com desconto e diz que está com o preço normal. Se essa loja ofertou esse produto que ele diz que está com desconto, mas se o consumidor tiver como provar que esse item estava com o mesmo preço há alguns dias atrás ele pode estar realizando uma denúncia no Procon e mostrar que está sendo enganado.


- Quando acontece uma propaganda enganosa?

A propaganda enganosa é quando o consumidor é induzido ao erro. O fornecedor, com objetivo de buscar clientes ele publiciza determinado produto, faz a divulgação oferecendo aquele produto com preço mais barato. O cliente vai até a loja e quando chega lá falando sobre a promoção recebe a informação que o produto em promoção é outro, nesse caso ele (o cliente) foi induzido ao erro.



- Qual prazo legal para desistência e devolução de um item?

De fato o consumidor tem esse direito à desistência da compra, que é famoso "direito ao arrependimento", mas o que muitas pessoas não sabem é que esse direito está condicionado a compras realizadas pela internet.


O artigo 49 do CDC é incisivo em dizer que o consumidor ele tem o prazo de sete dias para desistir da compra após o recebimento do produto com assinatura assinatura do contrato, desde que essa compra seja realizada pela internet. Isso aconteceu porque pela internet a pessoa não está vendo o produto, e ao chegar até a residência esse produto pode não atender as expectativas, desistir da compra e pedir devolução.


- Como identificar se uma loja que está fazendo anúncios no Black Friday é confiável?

É muito importante estarmos atentos ao realizar compras na internet, principalmente porque está na moda fazer compras em sites chineses, além disso, devido ao crescimento de lojas e sites com vendas de eletrônicos lá que está o maior número de fraudes e golpes. Antes de realizar qualquer compra pela internet é importante ele estar pesquinsando, fazendo um moitoramento sobre essa loja.


Acessa o site do Reclame Aqui, tem o Consumidor.gov.br, acessa o site do Tribunal de Justiça, pesquisa o CNPJ das lojas para saber se elas existem a muito tempo. Outra prática comum é a forma de pagamento. Quando essa loja apenas disponibilizar PIX ou boleto para pagamentos desconfie porque hoje é muito comum que essas são as formas mais comuns de golpes.

119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page