Olhares se voltam para 2026: novas definições políticas após eleições municipais na Bahia.
Passada a eleição municipal, que foi finalizada no último domingo, 29, os olhares voltam-se agora para o pleito eleitoral de 2026, que irá definir os próximos Governadores, além do Presidente da República, Deputados e Senadores.
Na Bahia, a base de apoio ao vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, manteve o maior número de vitórias nos dez maiores colégios eleitorais do Estado em relação a base do Governo.
A base de apoio de ACM Neto alcançou em 2024 o total de cinco vitórias dentro dos dez maiores colégios eleitorais da Bahia (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista*, Lauro de Freitas e Barreiras), uma a menos do que 2020. Já a base governista venceu em três cidades (Camaçari, Itabuna e Juazeiro), duas a menos do que em 2020. O PL, apoiado por João Roma, venceu apenas em Porto Seguro.
Entre as "trocas" aparecem Juazeiro (era PSDB e venceu o MDB), Camaçari (era UB e venceu o PT), Lauro de Freitas (era PT e venceu o UB) e Ilhéus (era PSD e venceu o UB).
O PP, que venceu em Jequié, segue na indefinição se permanece na base de apoio a ACM, ou retorna para a base do Governo do Estado. Em 2020 pertencia a base governista, e em 2022 migrou para a oposição., porém voltou a dialogar com o Governo.
*A prefeita eleita Sheila Lemos segue com a vitória sob judíce, pois a Justiça Eleitoral da Bahia a julgou inelegível, porém a candidata entrou com recurso no TSE, que irá definir o futuro político da ainda gestora municipal.
ความคิดเห็น