top of page
banneriptu_2024Prancheta-1.png
  • Info Serrinha e Região

Bahia apresenta redução nos casos de Dengue; Alguns municípios deixam de estar em estado de epidemia

Estado chegou a ter 270 municípios em estado de epidemia.

Foto: Secom/Gov BA


O último encontro do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), realizado na terça-feira (7), revelou uma tendência promissora em relação à situação da Dengue na Bahia. Dos mais de 270 municípios que estiveram em estado de epidemia, agora apenas 197 permanecem nessa condição, enquanto outros 95 estão em risco e 83 em estado de alerta.


De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, os esforços conjuntos do Governo da Bahia, equipes de saúde, Corpo de Bombeiros, municípios e população estão surtindo efeito.


Investimentos significativos, que ultrapassam os R$ 21 milhões, foram destinados não apenas para assistência, mas também para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos para agentes de endemias, capacitação de profissionais e conscientização da população.


Até o momento, mais de 200 mil medicamentos, quase 9 mil kits para agentes de endemias e 250 bombas costais foram distribuídos. Além disso, cerca de 20 mil profissionais foram capacitados e foram realizadas 20 ações de mobilização intersetorial. A secretária enfatiza que, apesar da tendência de queda, os esforços não serão interrompidos.


Em relação aos números, foram notificados 181.211 casos de Dengue desde janeiro até 4 de maio, um aumento significativo de 719,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Vitória da Conquista lidera em número de casos, com 28.658 notificações, superando a soma dos quatro municípios seguintes – Salvador, Feira de Santana, Caetité e Barra do Choça.


A Bahia apresenta uma taxa de letalidade da Dengue de 2,9%, abaixo da média nacional. Até o momento, foram confirmados 63 óbitos pela doença.

119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page