A presença feminina no mercado empreendedor é sinônimo de conquista.
Por: Kauane Brito
8 de março. Dia Internacional da Mulher. Um dia para celebrar não só os direitos alcançados, como também refletir sobre a luta pela dignidade e pela independência das mulheres. Tudo começou em 1917, quando um grupo de operárias saiu às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida. Mais de 100 anos se passaram e lidar com a tripla jornada (trabalhar, cuidar da família e de si), com os assédios, e com a desigualdade de cargos, salários e direitos ainda é a realidade de muitas mulheres.
Em meio a tantas dificuldades de se firmar no mercado de trabalho formal e na tentativa de conquistar a sua independência, o empreendedorismo surge como uma alternativa.
Empreendedorismo feminino: uma mudança de cenário
Segundo as normas sociais antigas, as posições de poder e liderança são tarefas destinadas para o homem, mas, graças aos direitos conquistados, a presença feminina no empreendedorismo rompe com esse paradigma e garante à mulher a liberdade para estar onde desejar.
Na idealização de negócios ou atuando em altos cargos dentro de empresas, o movimento onde as mulheres são protagonistas, é cada vez mais frequente e conhecido como empreendedorismo feminino. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, cerca de 30 milhões de
mulheres ocupam a posição de empreendedoras no Brasil.
As características da personalidade feminina permitem que as empreendedoras trilhem trajetórias de sucesso. A resiliência, a organização, a facilidade em se adaptar e a criatividade são alguns dos traços que ajudam as mulheres a enfrentar os obstáculos no mundo dos negócios.
A força empreendedora feminina contra a desigualdade
Apesar da evolução, os fatores de desigualdade de gênero continuam existindo no mercado empreendedor. Em 2019, uma pesquisa do SEBRAE mostrou que, mesmo tendo nível de escolaridade superior, as mulheres empreendedoras ganham 22% a menos do que os homens donos de negócios.
O Dia Internacional da Mulher representa a luta histórica das mulheres por igualdade e liberdade, e o empreendedorismo feminino é um grande passo. Além de ser uma grande oportunidade para a mulher ingressar no mercado, o movimento carrega a responsabilidade de minimizar as diferenças entre os gêneros
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