top of page
banner_728X90 (1).png
  • Info Serrinha e Região

Alunas do Cetep Sisal criam podcast e mostram como quebrar barreiras do preconceito racial

Projeto é exibido no intervalo das aulas.


Duas estudantes do Cetep Sisal, em Serrinha, ganharam destaques após criarem um projeto de podcast denominado "Combatendo o racismo por meio de podcast", que são programas digitais com conteúdos antirracista.


As alunas Rainara Martins e Ariane Menezes protagonizam o Podcast, que vai ao ar sempre nos horário do intervalo das aulas, e um dos objetivos é ajudar a inspirar e incentivar o estado de pertencimento. "“No ambiente escolar, onde muitas de nós já sofremos por sermos negras, queremos que essa realidade mude e um dos meios que temos para conscientizar as pessoas sobre o que é racismo é via podcast, por meio do qual podemos falar de nossas origens, dos nossos descendentes. Podemos quebrar as limitações que a sociedade impõe sobre as pessoas pretas. Nosso maior intuito, portanto, é contribuir para a autoaceitação das meninas negras, ajudando elas a entenderem que os nossos traços são lindos", afirmou a estudante Rainara.


A professora Rafaella Capistrano destacou o fato do programa ser apresentado por duas alunas negras, o que torna um fator de incentivo para que outras pessoas possam ter um maior conhecimento sobre as lutas raciais. "Este projeto, que reúne duas alunas negras produzindo o conteúdo do podcast, nasceu com a proposta de divulgar os livros da biblioteca de autores negros e foi utilizado para divulgar a resenha desses livros e incentivar a sua leitura na comunidade escolar. Entretanto, além de divulgar os livros de autores negros, os podcast se tornaram fonte de análise aprofundadas e de debate na luta por igualdade racial".

119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page