top of page
banner_728X90 (1).png
  • Thiego Souza

Ágata Vitória quebra tabu e participa de competição de futebol com meninos em Serrinha

Aluna de Escola Municipal em Serrinha disputou competição junto com meninos da mesma faixa etária.


Está sendo realizada no campo sintético do Shopping Serrinha a 1ª edição da Nadgol Cup, competição organzada pelo ex-atleta Nadson, que conta com as participações de equipes Sub-12 de Serrinha e outros municípios da região do Sisal.


Uma das equipes participantes é o Projeto IBDG, que contou com uma novidade, a presença de uma atleta. A jovem Ágata Vitória, de apenas 12 anos, aluna da Escola Municipal Ivete de Oliveira, em Serrinha, quebrou tabus existentes e mostrou que meninas podem participar de competições com meninos.



Titular em todos os jogos do IBDG, Ágata não se intimidou, e no último jogo da equipe na primeira fase marcou até gol. "Fiquei muito feliz com essa oportunidade de poder jogar ao lado dos meninos, e hoje fiz até meu gol", disse a atleta ao Info Serrinha.


O treinador da equipe, Melk Anunciação, que foi campeão do Campeonato Serrinhense Feminino treinando a equipe das Boleiras, acredita que na idade de Ágata pode haver a integração entre meninos e meninas. "Penso no esporte de incluir sempre o masculino com o feminino, principalmente na idade dela. Ela é uma garota com enorme potencial, estudiosa, e está no projeto do IBDG. Essa quebra de preconceito é importante. Sempre digo que tem que inserir, pode jogar junto, se tem qualidade, não tem problema, e Ágata está ai mostrando para todos, e ela é a única menina jogando e participando junto com os meninos Sub-12".



O organizador da competição, o ex-atleta Nadson Souza, destacou a presença de Ágata, afirmando que em torneios nessa faixa etária não há muito diferença. "Em relação a alguns campeonatos de base até essa idade não se tem muita diferença. O intuito da Nadgol Academy é oportunizar meninos e meninas. A gente já trabalha com o futebol feminino, levamos cerca de seis garotas para fazer avaliações. Decidimos dar essa oportunidade a jovem Ágata que inclusive desempenhou muito bem na competição. Estamos aqui de braços abertos para oportunizar essas garotas", afirmou.


Ágata Vitória aproveitou para incentivar outras meninas, que muitas vezes ficam receosas de disputar competições por medo de preconceitos. "Nunca desistam dos seus sonhos. Se você tem potencial, acredite e vá em frente".


A estudante e atleta Ágata Vitória participa do projeto Escolinha Craques de Bola, do IBDG. Ela participa das atividades realizadas no Shopping Serrinha.

119144---BNI-728x90px-NOVA-BAHIA-SECOM-2024.png
bottom of page