top of page
121192---BNI-728x90px-BAHIA-SOCIAL-SECOM-2024.png
  • Info Serrinha e Região

Ação da Polícia Civil desarticula produção ilegal de fogos de artifício em município baiano

Uma pessoa foi conduzida à Delegacia.

Na última quinta-feira, 13, a Polícia Civil da Bahia, através da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), em conjunto com outras agências, desmantelou uma operação ilegal de fabricação de fogos de artifício em quatro propriedades rurais no município de Santo Antônio de Jesus. A ação resultou na prisão de um indivíduo envolvido no esquema.


Durante as investigações, as autoridades apreenderam uma grande quantidade de materiais perigosos: 120 quilos de pólvora a granel, 370 quilos de nitrato de potássio e 18 metros cúbicos de fogos de artifício ilegais. A operação, denominada "Operação em Chamas", foi organizada pelo CFPC a convite do Ministério Público do Trabalho (MPT), que é encarregado de garantir o cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos relativa à fiscalização da produção clandestina de fogos de artifício na região.


A sentença da Corte é uma resposta à tragédia de dezembro de 1998, quando uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus resultou na morte de 64 pessoas. O homem preso na operação de quinta-feira era responsável por arrendar as propriedades onde os artefatos explosivos eram produzidos de forma clandestina, com a intenção de vendê-los ilegalmente em feiras.


O suspeito foi levado para a Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, onde foi autuado por posse, armazenamento e fabricação de artefatos explosivos e incendiários, crimes que podem resultar em penas de três a seis anos de prisão. Todo o material apreendido foi periciado e, devido ao risco de explosão, será destruído.

Kommentarer


Design sem nome.gif
bottom of page