Na manhã desta terça-feira, 4, a secretária de Esportes de Serrinha, Jaqueline Souza se reuniu com o presidente da Federação Baiana de Judô, Salvatore Puonzo, e juntos definiram a realização de uma etapa do Campeonato Baiano de Judô no município. O evento, previsto para acontecer entre os dias 24 e 26 de maio, também servirá como seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-13 da modalidade.
Em entrevista ao Info Serrinha, a secretária Jaqueline Souza destacou a importância do evento para a cidade, tanto no âmbito esportivo quanto econômico.
"Nós recebemos a visita do presidente da Federação Baiana de Judô nos propondo uma etapa do Campeonato Baiano aqui em Serrinha e um preparatório já para o Brasileiro. Então, é de sua importância a valorização do esporte, né? E a gente já vai aproveitar o ensejo e fazer uma homenagem ao nosso eterno Peleteiro, nosso Angel Peleteiro. A conversa foi bastante produtiva. A gente está com um evento aí com aproximadamente 700 atletas para o mês de maio, isso gera emprego, gera renda, movimenta a cidade", afirmou.
O presidente da Federação Baiana de Judô, Salvatore Puonzo, reforçou, também em entrevista ao Info Serrinha, o compromisso de trazer novamente uma etapa do Circuito Baiano de Judô para Serrinha.
"Nós estamos querendo trazer de volta o Circuito Baiano de Judô para a cidade de Serrinha, do dia 24 ao dia 26 de maio. Queremos trazer uma etapa do circuito baiano e a seletiva do campeonato brasileiro sub-13 para Serrinha. Depois dessa conversa com a nossa secretária Jaqueline, com certeza nós iremos trazer esse circuito para a cidade", declarou.
Durante a reunião, ficou definida também uma homenagem especial ao árbitro internacional Angel Peleteiro, que faleceu no início de 2025. Segundo Puonzo, essa será uma forma de reconhecer a contribuição do sensei para o judô baiano e nacional.
"É o nosso grande mestre que, infelizmente, nos deixou. Um parceiro da arbitragem internacional. Estivemos, por sinal, nesse final de semana, no Seminário Nacional em Pindamonhangaba, São Paulo, e ele foi homenageado lá também. Nós estamos fazendo a Copa Bahia de Judô, que vai ser agora em fevereiro, lá em Salvador, e, de primeira mão.já estou dizendo que o troféu vai levar o nome dele: Copa Bahia de Judô 2025 - Troféu Sensei Angel Peleteiro. É uma das formas que temos de homenageá-lo", afirmou o presidente da federação.
O local da competição ainda será definido, já que o Ginásio de Esportes de Serrinha está em reforma. No entanto, a organização já avalia outras opções e deve oficializar a estrutura que receberá o evento nos próximos dias.