Empresários, instrutores e motoristas de autoescolas realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira, 23, em Salvador contra as mudanças propostas pelo Governo Federal na formação de condutores. A mobilização, que teve início às 6h no Parque de Exposições, seguiu em direção à Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo (CAB).
De acordo com os organizadores, a manifestação tem como objetivo alertar sobre os impactos da consulta pública aberta pelo governo, que prevê a flexibilização do processo de formação de novos motoristas. Para as autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs), as alterações colocam em risco a segurança no trânsito e ameaçam o emprego de mais de 300 mil instrutores em todo o país.
A iniciativa foi promovida pelo Sindicato dos Instrutores e Empregados em Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado da Bahia (SIEPAEBA) e pela União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT Baiana).
Segundo os representantes das categorias, as mudanças sugeridas podem fragilizar a qualificação dos condutores e comprometer o trabalho dos profissionais que atuam na área.