A Prefeitura de Serrinha apresentou nesta quinta-feira, 10, um balanço dos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Cyro. Foram apresentadas ações concretas nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento econômico, cultura, agricultura, meio ambiente e assistência social.
Na educação, houve reajuste salarial para todos os profissionais do FUNDEB, além da garantia do pagamento do auxílio alimentação durante todo o ano de 2025. O município também conquistou o Selo Compromisso com a Alfabetização 2024, reconhecimento nacional pelo esforço em garantir o direito de aprender na idade certa. Na saúde, o programa “Acelera Saúde” tem levado atendimento até as zonas rurais com o Expresso Saúde, enquanto o Hospital Municipal passou a oferecer atendimento odontológico noturno e ganhou um moderno Centro de Parto Normal, inaugurado com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
A reestruturação urbana também tem sido prioridade, com operações como a “Via Livre Serrinha” e a “Ferro Velho”, que visam a limpeza e organização das vias públicas. No campo, mais de 1.500 agricultores familiares foram beneficiados com a entrega de 7,5 toneladas de sementes, fruto de parceria com o Governo do Estado. Já na cultura, foi criado o Centro de Formação em Artes Edvaldo Barbosa e lançado um edital para premiar novos Pontos de Cultura, ampliando o acesso à produção e valorização da identidade cultural local.
No campo da assistência social, o projeto “Mulheres que Fazem a Diferença” promoveu mutirões com atendimentos diversos em saúde, orientação social e serviços do CadÚnico. No meio ambiente, um decreto foi criado para o recolhimento de animais soltos em vias públicas, com foco na segurança de pedestres e motoristas. Além disso, 150 felinos foram castrados durante a Semana de Ação no Centro Cirúrgico Veterinário Municipal.
O esporte também tem seu espaço garantido com a realização do Campeonato Serrinhense 2025, na nova Arena Marianão, oferecendo uma premiação de R$ 40 mil e movimentando o calendário esportivo do município.