A Quarta-feira de Cinzas, celebrada nesta quarta-feira, 5, marcou o início da Quaresma com momentos de fé e reflexão para os católicos.
As celebrações começaram logo cedo, às 5h30, com uma caminhada penitencial que saiu da Catedral em direção ao Mirante da Santa, seguida de Missa.
Foto: Naiara Muritiba
A programação na Catedral inclui três celebrações ao longo do dia, nos horários de 8h, 12h e 19h30. A primeira Missa do dia contou com grande participação dos fiéis, que lotaram o templo para receber as cinzas, rito que simboliza penitência e conversão.
Durante a homilia, o celebrante destacou a importância do período quaresmal como um tempo de renovação espiritual e preparação para a Páscoa.
À noite, além da última Missa do dia, também ocorrerá a abertura da Campanha da Fraternidade, iniciativa tradicional da Igreja Católica que propõe reflexões sobre temas sociais ao longo da Quaresma.
A Quarta-feira de Cinzas é um momento significativo para os cristãos, marcando um chamado à oração, jejum e caridade, preparando os fiéis para a celebração da Ressurreição de Cristo.